24 DE JUNHO: DIA DA ARAUCÁRIA

24/06/2021

Agricultura, Indústria e Comércio

No dia de hoje, 24 de Junho comemora-se o Dia Nacional da Araucária

A araucária (Araucaria angustifolia) é uma espécie arbórea que pertencente à família Araucariaceae que é encontrada na região Sudeste (Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo) e Sul (Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina) do Brasil.

É conhecida por vários nomes populares como pinheiro-do-paraná, curi, pinheiro-brasileiro e pinho-do-paraná.
A araucária encontra-se ameaçada de extinção, de acordo com a Lista das Espécies da Flora Nativa Ameaçadas de Extinção no Estado do Rio Grande do Sul (Decreto Estadual 52.109/2014) e a Lista Nacional Oficial de Espécies da Flora Brasileira Ameaçadas de Extinção em função da exploração indiscriminada da madeira.

Curiosidades:
• A Araucária pode atingir uma altura de até 50 metros e, quando adulta, apresenta uma copa que possui formato semelhante a uma taça;
• A pinha é à flor da araucária, onde se desenvolvem as sementes;
• Essa espécie vive cerca de 200 anos, sendo que a produção de sementes inicia-se após o vigésimo ano em habitat natural;
• A planta pode ser usada para variados fins, incluindo-se o artesanato e o uso medicinal;
• A semente, também conhecida por pinhão, é uma rica reserva energética, constituída principalmente por amido, proteínas e lipídios;
• O pinhão é usado tradicionalmente no combate à azia e anemia. As folhas e a casca também são utilizadas na medicina popular;
• Todos os licenciamentos relacionados à supressão de pinheiros, plantados ou não, ficam suspensos nos meses de abril, maio e junho, devido à época de queda das sementes (Portaria Normativa IBAMA DC 020/1976);

Proteja esta espécie, não corte ilegalmente e faça sua parte! Evite sanções administrativas e multas ambientais!