27 DE MAIO: DIA DA MATA ATLÂNTICA

27/05/2021

Agricultura, Indústria e Comércio

No dia de hoje, 27 de maio comemora-se o Dia da Mata Atlântica

A data é uma referência a 27 de maio de 1560, quando o Padre Anchieta assinou a Carta de São Vicente, documento no qual descreveu, pela primeira vez, a biodiversidade das florestas tropicais nas Américas.

A data foi criada pelo Decreto Federal, de 21 de setembro de 1999.
Algumas curiosidades:

• Ela compreende por 15% do território brasileiro e está distribuída em 17 Estados, incluido o Rio Grande do Sul;
• Grande parte da sua distribuição geográfica é pela costa do oceano Atlântico, dai o seu nome;
• Apesar da grande importância econômica e ecológica, é o bioma mais degradado do Brasil, restam apenas 12,4%;
• O desmatamente no bioma aumentou 27,2 %, os anos 2018/2019 com 14.502 hectares de floresta devastados, sendo que danos atuais prevem um desmatamento muito maior;
• Essa fragmentação ameaça espécies importantes da biodiversidade brasileira como a onça-pintada, felino topo da cadeira alimentar.

Para viver você precisa que a natureza também viva!

Preserve!