4º Seminário incentivou agricultores

01/08/2016

Agricultura, Indústria e Comércio

O Rio Grande do Sul é um Estado com agronegócio avançado, mas tem a necessidade de reconversão das propriedades rurais, de novas lideranças e de valorização da atividade rural. Por isso, o município de Vila Flores, sediou na sexta-feira (30), o 4º Seminário do Empreendedorismo Rural, em homenagem ao dia do colono e motorista.

O seminário que a quatro anos visa homenagear os agricultores do município e a associação dos motoristas trouxe em seu contexto palestras de incentivo aos empreendedores, visando dotar o agronegócio de empreendedores qualificados e líderes comprometidos com o desenvolvimento socioeconômico do meio rural, aumentar o poder político, econômico e social dos agricultores, ampliar a qualidade de vida da população rural, contribuir para o desenvolvimento de um sistema de educação e auxiliar no aumento da renda líquida dos produtores.

Aproximadamente 450 pessoas ouviram atentamente as palavras dos palestrantes José Pieta, da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag) que explanou “É de extrema importância que nós agricultores, representantes da categoria, entendamos que a previdência social é um direito do agricultor. Hoje a agricultura é o pilar da economia brasileira, precisamos nos fortalecer compreendendo a importância da Agricultura Familiar. Com ela houve o reconhecimento da mulher agricultora, diminuiu a pobreza no meio Rural, resgatou-se a auto-estima dos idosos, houve uma melhor redistribuição da renda e tiramos da pobreza 23 milhões de pessoas” ressaltou o palestrante sobre a previdência social.

Após Ricardo Santin, vice-presidente de mercado da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) salientou a respeito da avicultura e suinocultura brasileira e da região.

“O Brasil é um dos maiores exportadores de carne suína e de frango do mundo. Muito se deve a grande participação dos agricultores da região. Precisamos sim, incentivar os jovens a continuar no campo, pois este setor será o responsável pelo crescimento do país. O Brasil é o único país que possui 4 elementos importantes para a agricultura com grande potencial de produção de biomassa, grande disponibilidade de água, grãos e de terras aráveis, por isso o Brasil tem um dos crescimentos médios anuais mais altos do mundo e vocês agricultores de Vila Flores, são um exemplo do trabalho dos brasileiros e o orgulho não só para o município mas para o País” ressaltou Santin.

Também esteve presente o Deputado Estadual Sérgio Turra que agradeceu em uma rede social “Agradeço o convite por estar aqui, certamente, um grande evento que contou com a presença de mais de 500 pessoas e valorizou aquilo que temos de mais importante: o agronegócio. Parabéns aos organizadores”.

Foram homenageadas 15 famílias do meio rural e também a Associação dos Motoristas. Autoridades ligadas ao setor participaram, como Emater e Sindicatos prestigiaram o evento.