Ações marcam o Setembro Amarelo

15/09/2017

Assistência Social

A Prefeitura de Vila Flores, através da Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social em parceria com a Secretaria de Educação, está promovendo rodas de conversa com os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Doze de Maio, com referência ao mês de prevenção do suicídio – Setembro Amarelo. As turmas, a partir do 6º ano, receberam a visita da psicóloga da UBS, Ana Lúcia Reali, da enfermeira ESF, Alexandra S. Grapégia, e da assistente social, Neuza Amaral, com o intuito de destacar a importância de falar sobre os sentimentos, fortalecer as redes de apoio e proteção familiar e social e também orientar sobre a rede de atenção e atendimento disponível no município.

A Escola Doze de Maio está participando ativamente da Campanha Setembro Amarelo com decoração e frases motivacionais favorecendo o cuidado com a vida. O destaque está sendo a Árvore da Valorização da Vida, montada com a colaboração dos estudantes através de palavras e frases elaboradas após as rodas de conversas.

Estas conversas continuarão na próxima quinta-feira, dia 21, e o encerramento das atividades do Setembro Amarelo está marcado para o dia 6 de outubro, com uma palestra de Valorização da Vida para os adolescentes das escolas Doze de Maio e Dosolina Boff e capacitação para equipe de saúde, educação e conselho tutelar. Para fortalecer as ações, a Equipe da UBS/ESF participou ainda de uma webpalestra, no dia 13, desenvolvida pelo Telessaúde de Santa Catarina, com a Coordenadora de Saúde Mental Deisy Mendes Porto, sobre Prevenção do Suicídio.

Paralelo as rodas de conversa, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) está realizando, com o Grupo de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Jogando para o Futuro, uma Gincana Solidária que iniciou mês de agosto e seguirá até dezembro. Nesta gincana, além de proporcionar integração entre os participantes e o protagonismo juvenil, também serão abordados temas como cidadania, solidariedade, fraternidade e respeito à diversidade. Para tanto, uma das tarefas é o recolhimento de doação de alimentos por parte das equipes.

Os itens arrecadados serão doados para a Associação Comunitária de Deficientes (ASCODEF), sendo entregues, através de visita previamente agendada, por todos os participantes da gincana. As equipes foram divididas por cores:  Azul, Vermelha, Verde e Amarela. A premiação para a gincana será surpresa, mas tem como objetivo favorecer o crescimento cultural e social dos participantes.

Setembro Amarelo:

É uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio, com o objetivo direto de alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo e de que formas isso pode ser prevenido. Ocorre no mês de setembro, desde 2015, por meio de identificações de locais públicos e particulares com a cor amarela, além de ampla divulgação de informações.

Um problema de saúde pública que vive atualmente a situação do tabu e do aumento de suas vítimas, assim como aconteceu com o câncer, a AIDS e demais doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), é o suicídio. Pelos números oficiais, são 32 brasileiros mortos por dia, taxa superior às vítimas da AIDS e da maioria dos tipos de câncer. Tem sido um mal silencioso, pois as pessoas fogem do assunto e, por medo ou desconhecimento, não veem os sinais de que uma pessoa próxima está com ideias suicidas.

A esperança é o fato de que, segundo a Organização Mundial da Saúde, 9 em cada 10 casos poderiam ser prevenidos. É necessário a pessoa buscar ajuda e atenção de quem está à sua volta.

Fonte: setembroamarelo.org.br