Agosto Dourado valoriza a amamentação

07/08/2020

Saúde

O mês de agosto é conhecido como Agosto Dourado, dedicado ao incentivo à amamentação, por meio de ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno. Para 2020, o tema definido foi "Apoie o aleitamento materno para um planeta mais saudável". A Organização Mundial da Saúde e o Ministério da Saúde recomendam que a amamentação seja exclusiva nos primeiros seis meses de vida e complementada até dois anos de idade ou mais, sendo considerada um momento importante para fortalecer o vínculo afetivo entre mãe e filho, proporcionando inúmeras vantagens para ambos.

Tendo em vista a importância do aleitamento materno, a Secretaria Municipal da Saúde e Assistência Social de Vila Flores dispõe de uma equipe multidisciplinar (pediatra, ginecologista, médicos, fisioterapeuta, nutricionista, enfermeiras, psicóloga) que orientam sobre assuntos relacionados à amamentação ainda no pré-natal, seguindo posteriormente o nascimento e durante acompanhamento da criança na UBS. Nesse sentido, a equipe, mesmo em momentos de pandemia, se coloca a disposição para auxiliar nessa fase tão importante para a família que recebe o bebê. Amamentar é um ato de amor!

Vantagens para as mães:

- O leite materno é super completo (contém todos os nutrientes que o bebê precisa para se desenvolver), além de ser prático e econômico;

- Diminui o sangramento pós-parto e acelera recuperação;

- Diminui a incidência de diabetes, câncer de mama, útero e ovário;

- Facilita a perda de peso.

Vantagens para o bebê:

- Acalma o bebê;

- Protege contra doenças respiratórias e infecciosas, como as diarreias e alergias;

- Protege contra doenças na fase adulta como diabetes, obesidade e hipertensão;

- Desenvolve a inteligência quanto maior o tempo de amamentação;

- É excelente para o desenvolvimento da face da criança, contribuindo para que ela tenha dentes fortes, desenvolvimento da fala e uma boa respiração;

- Ele é completo, limpo, vem pronto e na temperatura ideal;

- Demonstra proteção, amor e carinho.

Fontes: Ministério da Saúde

Sociedade Brasileira de Pediatria