ALERTA DO PODER PÚBLICO QUANTO À TRANSMISSÃO DA PESTE SUÍNA AFRICANA

13/08/2021

Agricultura, Indústria e Comércio

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento solicita que os poderes públicos dos municípios alertem aos produtores para que sejam tomados os cuidados necessários contra a Peste Suína Africana
A peste suína africana (PSA) é uma doença altamente contagiosa, causada por um vírus composto por DNA fita dupla, pertencente à família Asfarviridae. A doença não acomete o homem, sendo exclusiva de suídeos domésticos e asselvajados (javalis e cruzamentos com suínos domésticos).

A PSA é uma doença de notificação obrigatória aos órgãos oficiais nacionais e internacionais de controle de saúde animal, com potencial para rápida disseminação e com significativas consequências socioeconômicas, calculadas em cerca de 5,5 bilhões de dólares apenas no Brasil.
Os sintomas são hemorragia, que pode levar à morte; febre alta; falta de coordenação motora; orelhas e articulações azuladas; vômitos, diarréia; falta de apetite; esterilidade e abortos; leitões natimortos ou com crescimento retardado. Entre as características da doença estão também o agrupamento de animais nos cantos das pocilgas e a morte após quatro e sete dias do início dos sintomas.
O produtor pode prevenir a doença através da separação das instalações nas diferentes fases de criação; cercas adequadas que evitem a entrada de animais; limpeza e desinfecção das instalações e dos veículos que transportam animais; conhecimento da origem de animais adquiridos e quarentena dos mesmos; limpeza e desinfecção das mãos e botas das pessoas que lidam com os animais.
Não existe vacina ou tratamento para PSA. No caso de dúvidas, acione a Secretaria de Agricultura, Indústria, Comércio e Turismo pelo fone 3447-1010.