Aperfeiçoamento na saúde

25/07/2016

Saúde

O município de Vila Flores buscando a excelência no âmbito do atendimento em saúde do idoso, através das agentes comunitárias da Unidade Básica de Saúde, iniciaram na última semana o Curso de Aperfeiçoamento em Saúde do Idoso.

O curso que é realizado pela Coordenação da Saúde do Idoso e a Coordenação do NURESC/CIES – 5ª CRS, é voltado a trabalhadores de saúde que realizam o cuidado a idosos.

O Curso terá duração de 6 meses, aproximadamente, com uma carga horária total de 160 horas, divididas em 120 horas com aulas presenciais, distribuídas em 15 encontros de 08 horas cada, além de 40hs de atividades de dispersão, distribuídas em 04 encontros.

As Agentes Comunitárias de Saúde de Vila Flores afirmam que o curso irá aprimorar os seus conhecimentos sobre o tema e qualificar as visitas domiciliares realizadas por elas à população do município. Outro fator importante destacado pelas Agentes são o método utilizado no curso, além das questões teóricas, serão realizadas atividades práticas após o período de concentração.

O término está previsto para o dia 27 de setembro de 2016, porém desde o primeiro encontro as agentes estão aptas a realizarem atividades programadas sob a supervisão do docente/supervisor.

Para o município as agentes são peça fundamental para a organização da atenção básica pois elas atuam em diversos contextos promovendo a saúde e minimizando os agravos.