CAMPANHA DE PRESERVAÇÃO DOS BUGIOS

06/05/2021

Agricultura, Indústria e Comércio

A Secretaria de Agricultura, Indústria, Comércio e Turismo alerta para a preservação dos bugios, primatas pertencentes à fauna brasileira, que sofrem assim como os humanos, as consequências do vírus da febre amarela.
Febre amarela é uma doença viral aguda causada pelo vírus da febre amarela. Na maior parte dos casos, os sintomas incluem febre, calafrios, perda de apetite, náuseas, dores de cabeça e dores musculares, principalmente nas costas. Os sintomas geralmente melhoram ao fim de cinco dias. Em algumas pessoas, no prazo de um dia após os sintomas melhorarem, a febre regressa, aparecem dores abdominais e as lesões no fígado causam icterícia. Quando isto ocorre, aumenta o risco de insuficiência renal.
O vírus da febre amarela é transmitido pela picada de um mosquito fêmea infetado. A febre amarela infecta apenas seres humanos, outros primatas e várias espécies de mosquitos. Nas cidades é transmitida principalmente por mosquitos da espécie Aedes aegypti e não pelos bugios, por isso, o poder público aconselha que os cuidados devem ser tomados para a combater o mosquito, que é o verdadeiro vilão.
-Tampar os tonéis e caixas d’água;
-Manter calhas sempre limpas;
-Deixar garrafas e recipientes com a boca para baixo;
-Limpar semanalmente ou preencher pratos de vasos de plantas com areia;
-Tampar as lixeiras;
-Limpar os ralos e colocar tela;
-Manter lonas para materiais de construção e piscinas sempre esticadas para não acumular água.
Os bugios morrem da doença, mas não são transmissores do vírus da febre amarela. A Secretaria de Agricultura incentiva a preservação da espécie para o equilíbrio ambiental, bem como as práticas de combate aos mosquitos transmissores, que realmente transmitem e prejudicam os humanos.