CMAS REALIZA VIII CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

11/08/2021

Assistência Social

O Conselho Municipal de Assistência Social realizou na sexta-feira, dia 06 de agosto, no Auditório Municipal Vivian Vanessa Fiori a VIII Conferência Municipal de Assistência Social, cujo tema abordado foi “Assistência Social: direito do povo e dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir a proteção social”.

Com o apoio da Prefeitura de Vila Flores, através do Departamento Municipal de Assistência Social, a Conferência teve o objetivo de debater, elaborar e promover diretrizes a serem encaminhadas ao Governo Estadual e Federal que garantam melhor qualidade aos serviços prestados aos usuários do SUAS. Para fomentar o debate e ampliar as reflexões da conferência, a Assistente Social e Conselheira Estadual de Assistência Social - Adriana Franco Vilar, ministrou a palestra magna abordando o tema em questão.
Na oportunidade, foram eleitos dois delegados para representar a cidade de Vila Flores na Conferencia Estadual: o Secretário Luiz Antonio Carnevalli representando a administração e a Assistente Social Neuza Amaral, representando sociedade civil.

A secretária Municipal de Saúde e Assistência Social, Elenice Pertile, destacou a importância da realização da Conferência Municipal e a participação dos envolvidos, enfatizando que a assistência social é uma política pública de direito e deve ser ofertada pela população de forma continuamente com financiamento público.
Segundo o vereador Luiz Felipe Tramontina Borsoi, pensar assistência social no município, principalmente para as famílias mais vulneráveis economicamente, requer conhecimento da realidade e empatia para compreender os fenômenos sociais que envolvem a nossa população. É um momento encaminharmos propostas e pensarmos em fortalecermos a assistência social no município. Para ele, pensar assistência social no município, principalmente para as famílias mais vulneráveis economicamente, requer conhecimento da realidade e empatia para compreender os fenômenos sociais que envolvem a nossa população.

Para o prefeito Evandro Brandalise, “esse é um momento importante para o município de Vila Flores, pois a participação da comunidade para tratar de Políticas Públicas de Assistência Social para a comunidade, de extrema relevância. Isso nos mostra que Gestão pública de faz com participação popular e não de forma verticalizada”, destacou o prefeito.
Estiverem presentes no evento o Prefeito Municipal, representantes do legislativo, secretários municipais, primeiras damas, representante de entidades, usuários, equipe da assistência social e da saúde. A presidente do CMAS, Sra. Maria do Carmo Carnevali agradece o apoio do Executivo Municipal, Câmara Municipal, Secretaria Municipal Saúde e Assistência Social, através do Departamento de Assistência Social.