COMTUR REALIZA REUNIÃO PARA ELABORAÇÃO DE PLANO DE TRABALHO

26/07/2021

Turismo

Na última semana, a Secretaria de Turismo, Atuaserra e COMTUR (Conselho Municipal de Turismo) reuniram-se para elaboração do Plano de Trabalho das Ações do Turismo de Vila Flores - Região Uva e Vinho 2021/2023, requisito essencial para a atualização do Mapa de Regionalização do Turismo do Ministério do Turismo. Estiveram presentes os membros da diretoria Graciane Galli, Elinara A. Fiori, Lenicio Rodrigues e Karina Didoné, a Coordenadora de Turismo Makielen Zandoná Ceccato e a diretora Executiva da Atuaserra Beatriz Paulus.

A Coordenadora do Turismo informou sobre o trabalho que está sendo realizado pela Secretaria, ressaltando que há movimentos para um trabalho de treinamento com dicas aos colaboradores dos empreendimentos, distribuindo material elaborado pela secretaria de Turismo, sobre os atrativos de Vila Flores com indicação de onde ficar, o que comer e o que fazer para orientação ao turista.

Os membros puderam dialogar e alinhar ideias, com o auxílio da experiência de Beatriz, que ressaltou os seguintes pontos: a cada dois anos se faz necessário elaborar o Mapa do Turismo, constando a dotação orçamentária do Turismo; a exigência de um plano de trabalho e a descentralização das gestões e as responsabilidades do COMTUR; a continuidade ao trabalho do turismo, mesmo com a troca de gestão. Beatriz ressaltou a importância do COMTUR para o recebimento de recursos e o desenvolvimento num contexto regional. Um dos itens abordados foi que no município de Vila Flores o Turismo está contido na pasta de Agricultura necessitando a descentralização e a junção com a Secretaria de Cultura, para melhor discussão de demandas específicas do turismo, visto o crescimento da área no município.

No planejamento de mercado, ocorreu discussão acerca de eventos locais, matérias publicitárias elaboradas pela prefeitura, participação ativa no lançamento do Caminho Sagrado, participação e elaboração do planejamento, incentivo aos empreendedores turísticos e campanha de renovação de selo do Turismo, além de outros pontos que deverão ser aprimorados.