Consulta Popular terá votação de demandas

30/08/2019

Agricultura, Indústria e Comércio

A votação da consulta Popular 2019 está marcada para os dias 4, 5 e 6 de setembro. Estão habilitados a participar os eleitores com domicílio eleitoral no Rio Grande do Sul, podendo escolher apenas um dos Programas ou Ações constantes na cédula. A votação será em meio digital: de forma on-line através do site da Consulta Popular e de forma off-line pelo aplicativo desenvolvido pela PROCERGS, e disponibilizado para uso dos Coredes e Comudes. Haverá uma urna disponível no Centro Administrativo vilaflorense. Para a votação é necessário o número do título de eleitor.

Anualmente o Governo do Estado fixa o valor submetido à deliberação da população. Este valor é distribuído entre as 28 Regiões do Estado, de acordo critérios como a população de cada região e o Índice de Desenvolvimento Socioeconômico (IDESE). Para a Consulta Popular 2019 o valor disponibilizado é de R$ 20.000.000,00 (vinte milhões de reais). O Corede Serra, do qual Vila Flores faz parte, selecionou cinco projetos de interesse local/regional para que a população possa escolher os três que são prioridade para receber recursos.

Projetos do Corede Serra:

1 - Apoio ao Programa Inova-RS – Programa do governo do Estado voltado à sensibilização, capacitação, e estímulo à inovação nas empresas gaúchas, envolvendo o setor produtivo, universidades, governo e entidades de classe.

2 - Apoio ao circuito integrado de turismo da Serra Gaúcha – Cujo objetivo é promover os produtos turísticos das regiões dos Coredes Serra, Hortênsias e Campos de Cima da Serra de forma integrada, cujo roteiro logístico é interligado por 575 km de rodovias.

3 - Desenvolvimento rural – Projetos de apoio à agricultura familiar.

4 - Capacitação dos servidores municipais – Para o licenciamento ambiental.

5 - Apoio aos arranjos produtivos locais – Para o desenvolvimento de projetos pelos APLs Metalmecânico, Moveleiro, da Moda, e da Tecnologia da Informação e Comunicação para melhorar a competitividade das empresas vinculadas a esses setores.