Curso gratuito sobre trabalho no turismo local tem inscrições abertas

02/05/2019

Assistência Social

Estão abertas as inscrições para o curso profissionalizante “Desenvolvendo habilidades para o trabalho no turismo local”. As vagas são disponibilizadas para usuários da Política de Assistência Social, a partir dos 17 anos. As aulas serão expositivas e práticas com dinâmicas de grupo que envolva o conteúdo abordado, filmes, seminários e outros recursos que fomentem o aprendizado.

A carga horária é de 80 horas, divididas em 3h por semana. Os encontros devem ocorrer nas quartas-feiras, das 19h às 22h, na Sala de Grupos do Centro de Referência de Assistência Social (Cras). Os interessados devem se dirigir ao Cras do município, das 8h às 11h30 e das 13h às 17h. Mais informações pelo fone (54) 3447 1561. O curso é gratuito e as vagas são limitadas.

Confira o conteúdo programático:

1) Desenvolvimento de competências individuais

- Desenvolvendo inteligência emocional;

- Identificando emoções básicas e sua influência;

- Comunicação pessoal e interpessoal;

- Relações interpessoais;

- Marketing Pessoal;

- Uso adequado do e-mail, Whatsapp e redes sociais;

- A entrevista de emprego com dinâmica de aprendizagem;

- Como elaborar um currículo.

2) Comunicação eficaz

- Clareza e fluência na comunicação;

- Estruturar ideias – fala e escrita;

- Linguagem corporal

- Técnicas de atendimento ao telefone; organização de agendas e arquivos para as mais diversas funções.

3) Trabalho

- Empresa: conceitos, organizações e sistema;

- Responsabilidades do profissional: ética, responsabilidade, assiduidade, pontualidade, qualidade do trabalho entre outros.

- As relações humanas no trabalho: como lidar com gestores, colegas, familiares; como lidar com relações conflitantes; como tomar decisões adequadas, como negociar; como trabalhar as emoções.

- Desenvolvimento de habilidades de liderança; processo motivacional; como se desenvolver em equipe.

4) Introdução ao Turismo Local

- História do Turismo: histórico, aspectos conceituais, desenvolvimento;

- Dados do município;

- Aspectos sociais e políticas públicas para o lazer;

- Estatística voltada para o turismo;

- Oferta turística, tipos de turista, demanda segmentação de mercado, turismo atual;

- Infraestrutura e hospitalidade:

Aulas Práticas: realizadas nas empresas do município voltadas para a área do turismo e alimentação. Por exemplo, aulas de auxiliar cozinha, atendimento ao público em padaria e serviços de hospedagem (camareira).