DIA DO COLONO E DIA DO AGRICULTOR

27/07/2021

Agricultura, Indústria e Comércio

No dia 25 de julho comemorou-se o Dia do Colono. A definição do dia 25 de julho como Dia do Colono aconteceu no ano de 1924. A data retrata a chegada dos primeiros imigrantes alemães e italianos à cidade de São Leopoldo, no Rio Grande do Sul. Foi em setembro de 1968, que o então presidente Artur da Costa e Silva, sancionou a lei que instituiu oficialmente o dia 25 de julho como o "Dia do Colono".

No dia 28 de julho de 1860, o imperador D. Pedro II criou a Secretaria de Estado dos Negócios da Agricultura, Comércio e Obras Públicas. Já em 1930, passou a se chamar Ministério da Agricultura. Em comemoração aos 100 anos da criação do ministério, em 1960, o presidente Juscelino Kubitschek determinou que no dia 28 de julho passasse a ser comemorado o Dia do Agricultor.

Muito além de produzir alimento, os agricultores elevam a economia do país mesmo durante crises, garantem alimentos de qualidade e com sustentabilidade. Atualmente, no Brasil, milhões de agricultores e agricultoras familiares são responsáveis pela produção de sete em cada dez alimentos que abastecem a mesa do consumidor brasileiro, cada vez mais exigente.

Dia do Colono e do Agricultor, além de justo, é necessário, pois faz uma homenagem aos trabalhadores e produtores do campo!