Dia do Homem

04/07/2016

Saúde

O Dia Internacional do Homem será celebrado no dia 15 de julho. A data foi criada para chamar atenção sobre a saúde masculina e conscientizar os homens da necessidade de ações de promoção da saúde e prevenção de doenças.

“Historicamente o homem não tem o hábito de procurar atendimentos e cuidar da própria saúde, sendo notável como a maioria reluta em realizar um exame ou consultas médicas” explica a Técnica em Enfermagem Alexandra Grapégia, ao chamar a atenção para a necessidade de mudar essa prática.

Segundo ela, as doenças cardiovasculares, o diabetes, o colesterol, a pressão alta e o tabagismo são fatores que podem contribuir para a morte precoce e estão relacionados aos maus hábitos de vida, como a falta de atividade física e alimentação rica em sal e gordura.

Segundo dados da OMS (organização Mundial da Saúde), as doenças cardiovasculares são as principais causas mundiais de morte. No Brasil, 300 mil pessoas morrem anualmente, ou seja, um óbito a cada dois minutos é causado por esse tipo de enfermidade. “A cada três adultos que morrem no Brasil, duas mortes são de homens. Na faixa etária entre 20 e 30 anos, de cada cinco mortes, quatro são homens. Todas relacionadas a acidentes de trânsito e violência interpessoal” informa Alexandra.

Para que estes problemas sejam evitados, basta à adoção de hábitos de vida mais saudáveis de um comportamento social mais equilibrado e da disciplina na rotina de consultas médicas, alimentação saudável e exercícios físicos.

O fato é que, por alguma questão cultural, os homens sofrem com mais doenças que poderiam ser evitadas caso houvesse atitudes preventivas.

Para saber como está à saúde, vale acompanhar possíveis fatores de risco fazendo ao menos uma consulta anual.

Com esta proposta de conscientização, se estará promovendo uma palestra no Salão Paroquial, às 19h30min. Após haverá um jantar comemorativo. Para os interessados, confirmar a presença através das Agentes Comunitárias até o dia 13 de julho.