Dia Internacional da Animação

24/10/2016

Educação

O Dia Internacional da Animação (DIA) é o maior evento de cinema simultâneo do mundo, e chega a sua 13ª edição em 2016. Nesse ano mais de 200 cidades em todo o Brasil realizarão no dia 28 de outubro uma sessão especial de cinema com a exibição de curtas metragens nacionais e internacionais.

E Vila Flores este entre elas!

Em 28 de outubro de 1892, Émile Reynaud realizou a primeira exibição pública de imagens animadas do mundo do seu teatro óptico no Museu Grevin, em Paris. Para celebrar este marco, a Associação Internacional do Filme de Animação (ASIFA) lançou a comemoração contando com o apoio de diferentes grupos internacionais filiados. No Brasil, o Dia Internacional da Animação é realizado pela Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA) desde 2004.

O evento tem objetivo de difundir o cinema de animação nacional em todas as regiões do país, proporcionar o contato do público com o trabalho de diretores brasileiros, estimular debates, revelar talentos, despertar o interesse do espectador em assistir filmes de animação. Ainda, reforçar a animação como técnica cinematográfica que pode ser utilizada para realizar obras de distintos gêneros (comédia, terror, romance...) e para várias faixas etárias.

O DIA também gera a integração cultural em todas as regiões do país, mobilizando diversas comunidades e facilitando a inclusão e o acesso da população à cultura. Além da exibição dos curtas metragens no dia 28 de outubro, Vila Flores brindará os participantes com a exposição dos trabalhos realizados pelos alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Doze de Maio, que se organizam durante a semana do evento, realizando atividades paralelas, oficinas de artes.

Além dos objetivos de difusão da produção do cinema de animação nacional e formação de público, o projeto chama atenção pela rede formada por coordenadores locais voluntários, responsáveis pela exibição da mostra em cada município. Toda a programação do evento tem entrada franca.