DICAS DA NUTRI: COMO SE MANTER SAUDÁVEL NOS FESTEJOS JUNINOS

24/06/2021

Saúde

Os meses de junho e julho além de serem os mais frios, costumam ser  acompanhados por música, bandeirolas e muita comilança pelas festas juninas e comidas típicas do inverno. A nutricionista da Secretaria de Saúde e Assistência Social de Vila Flores, Elisa

Pelissaro orienta que "Não é necessário privar-se dos alimentos da época, as comidas típicas podem ser consumidas, o importante é manter o cuidado na quantidade consumida, pois muitas destas preparações apresentam elevada densidade calórica, e compostas por açúcares e gorduras. A dica é optar por alimentos mais saudáveis e naturais como o amendoim, batata doce, pinhão, pipoca.

AMENDOIM

-Fonte de gorduras boas e fibras.
-Rico em proteínas, zinco,vitamina E e antioxidantes.
-Ajuda a combater doenças do coração, pois diminuem os níveis sanguíneos de colesterol.
De preferência consuma o amendoim em sua forma natural cru. Evite as rapaduras, amendoim salgados ou com caramelos.

*Dica da nutri:"Quando bem mastigado, ativa o centro cerebral que controla nossa saciedade e faz com que a fome demore mais para aparecer. Além disso, por ser fonte de fibras, demora mais tempo para serem digeridas, prolongando esse efeito.
→ 8 a 10 grãos = aproximadamnete 100kcal

PINHÃO

- Alimento super calórico, portanto deve ser consumido com moderação.
- É rico em fibras, proteínas, potássio e antioxidantes.
- O consumo com moderação e regular de pinhão ajuda a prevenir doenças cardíacas e reduz a pressão arterial.
*Dica da nutri: para o preparo, apenas cozinhe em água, sem adição de sal.
- De preferência consuma sem acompanhamentos (mel, sal, queijo,...)
→ 8 pinhões = aproximadamente 150kcal

PIPOCA

- É riquissima em antioxidantes (prevenindo o envelhecimento precoce e câncer).
- A pipoca é o único snack formado 100% pelo grão.
- É nas casquinhas (chatas que grudam nos dentes) que estão as substâncias protetoras da saúde.
- E se a  pipoca apresentar cor naturalmente amarela, é fonte de carotenoides (ótimo para o sistema imunológico e para proteger os olhos).
- Rica em fibras (sendo benéfica para saúde intestinal), sempre junto com consumo de água.
- A parte mais fofinha e branca contém o amido resistente (aquele encontrado na banana verde) – protege contra as células cancerosas.
*Dica da nutri: prepare a pipoca com pouca gordura, os grãos precisam de calor para estourar e não de gordura, evite os caramelos e excesso de sal.
→ 1 ½ xicara de pipoca (40g) = aproximadamente 150kcal
Se adicionar óleo, sal ou açúcar as calorias irão aumentar.

BATATA DOCE

-É uma boa fonte de carboidratos.
-Rica em vit. A, complexo B, cálcio, ferro, fósforo, potássio e antioxidantes.
-Possui baixo indice glicemico (ajuda controlar glicemia).
-Auxilia na memória.
- Proporciona saciedade
*Dica da nutri: Pode ser consumido nas refeições, substituindo pães, bolos, biscoitos, arroz, massa. De preferência ao preparo pelo cozimento na água.
→ 1 pires de sobremesa (100g) = aproximadamente 90 kcal