EMATER realiza reunião regional em Vila Flores

25/04/2017

Agricultura, Indústria e Comércio

A EMATER/RS realizou a primeira reunião regional referente a região de Caxias do Sul, composta por 49 municípios que fazem parte dos Coredes Serra, Hortênsias e Campos de Cima da Serra, no Salão Paroquial do município.

Na ocasião houve a avaliação do planejamento do ano de 2016 e dados administrativos, de recursos humanos e técnicos da entidade. O evento contou com a presença da Gerente Regional, Sandra Dalmina, que respondeu algumas perguntas referente aos desafios da nossa região e o trabalho da EMATER.

Quais os grandes desafios na nossa região?

Definimos cinco importantes prioridades da região: Agroindústrias, trabalhar a legalização e as boas práticas de fabricação, a fruticultura e viticultura, os solos e águas com foco no manejo e preservação, a bovinocultura de leite pois dos 49 municípios que englobam a região 42 possuem a atividade, além das atividades sócio assistenciais.

Qual a proposta que a Emater pretende desenvolver aliando o assessoramento técnico com a política de assistência social?

Iremos implementar nosso plano sócio assistencial em todos os municípios, este plano tem como objetivo um atendimento ao público mais pontual, além da prestação de contas ao conselho. Os planos contem em seu escopo garantias de direitos, seja ela de segurança alimentar ou de direitos sociais, além de encaminhamento de documentação, obtenção de uma DAP, entre outras assistências. Mas também, entendemos que qualquer atividade que desenvolvemos nas propriedades, elas também são sociais, isto porque, não conseguimos melhorar socialmente, ou aumentar a qualidade de vida sem ter uma renda. A EMATER atua para melhorar as atividades leiteiras, as parreiras e diminuir custo de produção, consequentemente aumentando o estar social da família.

Como as reformas do governo irão atingir o setor primário?

Na questão do trabalhador rural, acreditamos que as mulheres serão as mais prejudicadas, se acompanhar a rotina de uma família, sabemos que aos 12 anos elas já iniciam os afazeres, não é exploração, porém, é um trabalho que se mantém e é acrescido com o passar dos anos, pois, além de continuar com os afazeres iniciam a ajuda aos maridos no trabalho. Seria necessário ter uma regra diferenciada para os trabalhadores rurais, mas esta questão não é o fator culminante para o rombo da previdência.

Além de Vila Flores, a cidade de Guaporé sediou a reunião e outros dois encontros estão agendados para o município de Caxias do Sul.