Escola Doze de Maio realiza projeto de valorização da vida

17/07/2017

Educação

A escola precisa ser um espaço de resgate e respeito aos valores e às diferenças. Os conflitos e, consequentemente, o bullying não podem ser vistos como uma fase da adolescência, mas uma agressão que interfere nos relacionamentos e emoções dos jovens. Para que isso não ocorra e tome proporções maiores é imprescindível a prevenção, mudanças de comportamento e atitude, bem como o trabalho em conjunto com: família, escola, rede de apoio e comunidade. Por esta razão, a Escola Municipal Doze de Maio, de Vila Flores está realizando o projeto Família, Escola e Comunidade – Uma rede de valorização da vida.

Como parte das atividades, foram pintadas nas paredes da escola palavras de incentivo e que lembram os valores que são necessários para uma vida de qualidade. O prefeito Vilmor Carbonera, o vice Rudimar Peruzzo, a secretária da Educação e Cultura, Rafaela Peruzzo, e o vereador Isidoro Paludo, visitaram o local para poder acompanhar o trabalho que está sendo desenvolvido. Eles foram recebidos pela diretora da escola, Marciane Bertolo, a vice do turno da manhã, Cleusa Rigon, e a secretária da escola, Brigida Atolin, que foi quem realizou a escrita nas paredes.

Entre os objetivos da ação estão a busca por promover a compreensão do que é bullying e suas consequências para a vida e o desenvolvimento de uma pessoa, sensibilizando os alunos em relação à importância do tema, compreender os sentimentos dos envolvidos e desenvolver comportamentos eficazes para resgatar valores de convivência. Além disso, estimular nos envolvidos as possibilidades para reverter as situações de conflitos e instigar os alunos a identificar situações que dificultam os relacionamentos e a valorização da vida também integram o projeto.

O público alvo são os alunos do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental. O plano de ação inclui diversas atividades como diagnóstico das turmas através de questionário, temáticas desenvolvidas de acordo com as necessidades da turma (bullying, cyberbullying, mídias digitais, Facebook, internet), exposição de trabalhos realizados pelos alunos, palestra com um profissional na área do direito, envolvimento em eventos da comunidade promovidos pelas secretarias do município, feiras (da Saúde, do Livro), Dia da Juventude e Semana do Estudante.

A diretora já tem percebido o retorno positivo ao projeto, que teve início no segundo trimestre deste ano letivo. “A maioria dos alunos está sendo bem receptiva. É um trabalho que envolve muitas pessoas e a nossa equipe está trabalhando para desenvolver da melhor forma. Sinto que os estudantes estão gostando das atividades”, comenta Marciane. Para o prefeito, estas ações fortalecem o trabalho educacional. “Essas atividades auxiliam no desenvolvimento dos alunos. Acredito que esse projeto ultrapassa o espaço escolar, trazendo reflexos positivos para a vida dos jovens, assim como das famílias”, ressalta Carbonera.