ESTAMOS EM SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA NA CIRCULAÇÃO DO VÍRUS DA FEBRE AMARELA NO RS

30/04/2021

Saúde

Os Arbovírus são vírus que circulam, se multiplicam e são transmitidos para hospedeiros vertebrados por artrópodes vetores de doenças, infectados durante a realização do repasto sanguíneo. As arboviroses como dengue, Chikungunya, Zika e febre amarela urbana, são doenças epidêmicas transmitidas pela fêmea adulta do mosquito Aedes aegypti.
O crescente aumento no número de casos dessas arboviroses está diretamente associado à ampla disseminação das populações do Aedes aegypti. Atualmente o estado do RS vem registrando um aumento nos casos de Dengue, Chikungunya e Zika, como também houve registro de morte de Bugio por febre amarela, em fevereiro deste ano.
A Secretaria de Saúde informa que quem não tiver pelo menos 1 dose da vacina da Febre Amarela procure a UBS/ESF nas quintas-feiras pela manhã ou à tarde para aplicação da vacina.