Gurias no comando, mãe e filha tocam produção de leite em Vila Flores

13/03/2017

Agricultura, Indústria e Comércio

As mulheres são fundamentais na parceria com os homens de suas famílias na produção rural, especialmente na produção de leite. Em uma propriedade da comunidade São Lourenço, de Vila Flores, ela são um pouco mais: são as protagonistas. Cleusa Maria Taglian Curtarelli, 43 anos, e Jéssica Taglian Curtaqrelli, 21 anos, mãe e filha, tocam o leite. Enquanto elas cuidam da produção de leite, Alceu Curtarelli, 49 anos, cuida da granja com 1100 suínos, e da plantação: são 7,5 hectares de milho e outros 2,5 para pastagem.

Os pais de Cleusa já eram produtores de leite em Fagundes Varela, e ela sempre pensou que poderia ter sua própria produção. Começou devagar, com três ou quatro vaquinhas, produzindo leite para consumo próprio, além de fazer queijo, vendia para os vizinhos. Associada na Cooperativa Piá desde 2007, Cleusa conta que começou praticamente do zero. “Um tarrinho de 30 litros de leite a cada dois dias era grande coisa”, conta.

Foram aumentando a produção, aos poucos, sem fazer dívida. Hoje, são 25 vacas em lactação, na sua maioria da raça Jersey. Esse plantel já garante uma produção de 480 litros/dia. “A vaca Jersey produz um pouco menos, mas têm qualidade”, detaca Cleusa. Criadas em semiconfinamento, o manejo dos animais é rotacionado. A propriedade das Curtarelli conta com 30 piquetes. Cada dia, as vacas são colocadas em um piquete novo.

Jéssica já ajuda a mãe há algum tempo no manejo. Elas dividem as tarefas. E a sucessão nessa propriedade está garantida. Além de ter feito o curso técnico agrícola, em 2014, Jéssica participou da primeira turma do curso Gestão da Pecuária Leiteira. Na hora do trato com os animais, as duas encontram o meio termo entre a teoria [da filha] e a experiência [da mãe]. “Não dá para carregar sozinha. A gente se ajuda”, justifica Jéssica.