MUNICÍPIO DE VILA FLORES REAFIRMA ATIVIDADE FÍSICA COMO ÁREA ESSENCIAL

30/07/2021

Esportes

Esta semana, estiveram presentes em Vila Flores o Delegado da FIEP, Professor Deiques, Delegado da Federação Internacional de Educação Física (FIEP-RS) e a assessoria do deputado federal Nereu Crispim (PSL-RS). Junto à ele, reuniram-se o prefeito municipal, Evandro Brandalise, a coordenação de esportes de Vila Flores, representados pelos educadores Rafael Ferrazzo e Joel da Luz e a vereadora e profissional da educação física, Jaqueline Podenski.

A reunião discorreu sobre a área da educação física, sendo pauta do encontro propostas de lei da atividade física como área essencial e propostas de lei de aumento do número de aulas de Educação Física nas Escolas Municipais, além da apresentação da FIEP e o alinhamento de ideias entre os profissionais da educação física.

Foi ressaltada pelo Professor Deiques que a FIEP pretende visitar todo o RS, buscando manter a educação física como essencial, principalmente em escolas, através de projetos de lei que visem introduzir cada vez mais cedo a prática física como recurso dedesenvolvimento cognitivo e saudável. Para a FIEP, a educação física tem de fazer parte cada vez mais cedo da grade curricular dos estudantes, visto que o Brasil hoje é o 5º país mais sedentário do mundo, número que pode ser ainda mais grave com o passar dos anos.

Sobretudo, a reunião também discorreu sobre as ações que os poderes públicos têm de tomar para fazer com que a criança não se torne sedentária, através de trabalhos que proporcionem à prefeituras e escolas o incentivo da atividade física. A assessoria do deputado Nereu Crispim vem acompanhando a FIEP e auxiliando na viabilidade de aplicação destas ideias.

Vale ressaltar que o município de Vila Flores considera a atividade física como prática essencial devido à Lei Municipal nº 2408 de 13 de abril de 2021, a qual reconhece a prática da atividade física e do exercício físico, ministrados por profissionais de educação física como essenciais para a população de Vila Flores. A lei fundamenta que tem como objetivo garantir a essencialidade da atividade física especialmente na garantia de funcionamento dos estabelicimentos que ofertam estes serviços.

O encontro foi de grande valia para a administração, que em conjunto com o poder legislativo busca fomentar as práticas saudáveis na vida da população vilaflorense