Programação Natal em Vila Flores

29/11/2016

Programação de Natal 2016

Iniciou no último dia 24 de novembro, a programação de natal do município de Vila Flores, com Missa do Dia Nacional de Ação de Graças e abertura dos presépios natalinos.

Entre os anos de 1958 a 1962, no Seminário dos Capuchinhos de Vila Flores, as dezenas de seminaristas montavam os presépios utilizando diversas formas e materiais.  Depois de prontos eram colocados nos jardins e pomares, para que todos pudessem ver e sentir a importância de comemorar a data.

Na noite de Natal, os Frades percorriam a trilha dos presépios admirando-os e, em cada um, a imagem do Menino Jesus era colocada, simbolizando o seu nascimento.

Após ter resgatado a história, o povo vilaflorense passou a integrá-la à cultura local através da exposição de presépios na Praça da Igreja Matriz.

Há vários anos Vila Flores reúne as comunidades, escolas e entidades no mês de dezembro para o tradicional Natal dos Presépios. Neste evento a simplicidade e a criatividade na montagem resgatam a beleza dos presépios feitos pelos imigrantes das diversas etnias que colonizaram a região, e que foi cultivado na lembrança dos seus descendentes.

São 21 presépios que estão montados no largo da praça matriz e abertos a visitação do público. Cada um tem suas peculiaridades e todos encantam pela beleza e material utilizado.

A exposição de presépios atrai a cada ano mais visitantes para a cidade, engrandecendo as festividades natalinas, mas isso se deve ao empenho das equipes administrativas e dos voluntários das comunidades e entidades que, participam ativamente com muita criatividade e entusiasmo nas atividades do Município.

A programação vai até o dia 08 de janeiro e atrai um grande número de turistas para o Município, que além da visitação participa dos diversos shows oferecidos ao público.

Dia: 01/12 – Quinta-feira – Apresentações da EMEI Nostri Bambini

Horário: 19h30min

Dia: 04/12 – Domingo – Festa de Santa Bárbara

Horário: 10h30min – Missa

12h – Almoço festivo

Local: Comunidade de Santa Bárbara

Dias: 08, 09 e 10/12 – Quinta-feira, sexta-feira e sábado – Tríduo de Nossa Senhora da Salete

Horário: 20h30min

Local: Igreja Matriz

Dia: 09/12 – Sexta-feira – Formatura das turmas de Pré-Escola da EMEI Nostri Bambini

Horário: 19h30min

Dia: 11/12 – Domingo – Festa de Nossa Senhora da Salete

Horário: 10h30min - Missa na Igreja Matriz

12h – Almoço festivo no Salão Paroquial

Dia: 11/12 – Domingo – Espetáculo de Natal e Chegada do Papai Noel

Horário: 20h

Local: Praça da Igreja Matriz (em caso de chuva será transferido para o Ginásio Municipal)

15/12 – QUINTA-FEIRA

Dia: 08/01 – Domingo – Missa com encerramento da exposição dos Presépios

Horário: 9h

Local: Igreja Matriz

Após a celebração, acontecerá o sorteio da Campanha Show de Prêmios CDL/2016 e retirada dos Presépios.

Programação sujeita a alterações sem aviso prévio

Para o evento do dia 11.12.2016, levar cadeiras para melhor acomodação.