Saúde ressalta cuidados com os alimentos durante a pandemia

09/06/2020

Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social de Vila Flores destaca a importância da higiene, preparo e armazenamento de alimentos em tempos de pandemia. A nutricionista da Secretaria, Elisa Pelissaro, organizou algumas orientações sobre o tema. Em casos de dúvidas, a população pode entrar em contato com o Setor da Vigilância Sanitária.

Confira algumas dicas:

- Procure fazer as compras de alimentos em comércio com produção local ou diretamente dos agricultores;

- Faça uso do álcool em gel depois de manusear os produtos comprados, objetos e equipamentos;

- O cuidado com a higienização dos alimentos é importante para eliminar impurezas do local onde ele foi adquirido;

- Ao chegar em casa é fundamental garantir a higiene das mãos e do ambiente para que não ocorra contaminação. Antes de manusear qualquer alimento é fundamental lavar as mãos corretamente, medida amplamente divulgada pela mídia e ANVISA (www.anvisa.gov.br).

- Ao chegar do mercado higienize os produtos (caixas, latas, embalagens) com água e sabão ou borrife álcool 70% ou solução clorada. Para higienização de hortaliças, frutas e legumes, siga os passos a seguir: selecione, retirando as folhas, partes e unidades estragadas; lave em água corrente vegetais folhosos, folha a folha, e frutas e legumes um a um; coloque de molho por 10min em solução clorada  (1 colher de sopa de hipoclorito (água sanitária), diluído em 1 litro de água). Importante: Utilize água sanitária própria para alimentos, confira no rótulo do produto; enxágue em água corrente os vegetais folhosos folha a folha, e frutas e legumes um a um;

- Priorize frutas, verduras e legumes com maior durabilidade (cenoura, moranga, repolho, maçã, laranja, melão, abacaxi) e alimentos da época, pois nesse período estão mais nutritivos e baratos;

-Aproveite os alimentos integralmente e não despreze cascas, talos, sementes e folhas. Utilize essas partes em outras preparações, como sopas, bolos, suflês, omeletes e sucos.

Aproveitando que o assunto são alimentos, a nutricionista ainda deixa como dica uma receita de bolo de laranja, por ser uma fruta da época e aproveitar integralmente o fruto.

Bolo de laranja

Ingredientes:

1 laranja inteira com casca

½ xícara de óleo

2 xícaras rasas de açúcar

1 ½  xícaras de farinha de trigo

1 xícara de farelo de aveia ou farinha de trigo integral

4 ovos

½ xícara de leite ou água

1 colher (sopa) fermento químico.

Modo de preparo: higienize bem a laranja, pique em cubinhos, retire as sementes, descarte o miolo branco e liquidifique. Acrescente açúcar, óleo, as gemas, o leite e as farinhas e liquidifique bem. Reserve a massa, bata as claras em neve e acrescente o fermento. Misture as claras em neve com a massa. Despeje em uma forma redonda média e leve assar em forno pré-aquecido, por aproximadamente 40 minutos.