Secretaria da Saúde emite alerta sobre escorpião preto

16/01/2018

Saúde

O núcleo de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social alerta sobre a existência do escorpião preto (Bothriurus bonariensis) em Vila Flores. É o escorpião mais comum, encontrado em todo o Rio Grande do Sul. Ele tem hábitos noturnos, escondem-se sob pedras, troncos podres, vivem próximos a construções, entulhos e lixo doméstico.

Medidas preventivas:

• Usar botas de borracha (até o joelho), ou botinas com perneiras ao andar no campo ou mata.

• Usar luvas de raspa de couro e/ou abrigo com mangas longas nas atividades de jardinagem. Manter jardins e quintais limpos. Limpar terrenos baldios próximos das residências. Evitar folhagens densas junto a paredes e muros de casas. Usar graveto, enxada ou gancho ao mexer em lenha, buracos, folhas secas, troncos ocos.

• Rebocar paredes para que não apresentem rachaduras ou frestas.

• Vedar soleiras de portas com rolos de areia ou rodos de borracha. Colocar telas nos ralos das pias ou tanques.

• Consertar rodapés soltos.

• Verificar e sacudir bem roupas e sapatos antes de usá-los.

Primeiros socorros:

• Lave o local da picada com água e sabão.

• Mantenha a vítima sentada ou deitada para não favorecer a circulação do veneno. Se a picada for na perna ou no braço, mantenha-os em posição mais elevada.

• Leve a vítima imediatamente ao Serviço de Saúde mais próximo para que possa receber atendimento.

• Ligue para o CIT/RS – 0800 721 3000.

O que não fazer:

• Não amarre o local da picada. Este procedimento pode impedir a circulação podendo causar necrose.

• Não corte o local da ferida!

• Não aplique folhas, pó de café ou terra sobre a ferida.

• Não dê bebidas alcoólicas ou fumo para a vítima!

Como coletar esses animais:

• Utilize uma pinça longa (ou gravetos);

• Coloque em embalagem plástica transparente com tampa de boca larga e furada;

• Entregar no Setor de Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde.

Fonte: Centro de Informação Toxicológica da Secretaria Estadual de Saúde (CIT/RS).