Vila Flores está entre as 200 cidades do Brasil que participam do DIA

03/11/2016

Educação

A escola EMEF Doze de Maio e a Escola Estadual Dosolina Boff participaram na última sexta-feira (28/10) do Dia Internacional da Animação (DIA) 2016. A data celebra a primeira exibição de um filme de animação no mundo, realizada na França em 1892. Neste ano, a programação, realizada em parceria pelas secretarias municipal de Educação e Cultura e direção das escolas municipais, houve a exposição dos trabalhos realizados pelos alunos da escola Doze de Maio, que se organizam durante a semana do evento, realizando atividades paralelas, oficinas de artes, além da exibição de curtas produções que demonstram o potencial do cinema para a Educação.

Segundo a direção da escola o dia da animação é uma nova mídia que pode desenvolver outras possibilidades na sala de aula, possibilitando mostrar para as crianças a história do cinema de animação e como se desenvolve a produção nacional.

“O evento tem objetivo de difundir o cinema de animação nacional em todas as regiões do país, proporcionar o contato do público com o trabalho de diretores brasileiros, estimular debates, revelar talentos, despertar o interesse do espectador em assistir filmes de animação. Ainda, reforçar a animação como técnica cinematográfica que pode ser utilizada para realizar obras de distintos gêneros (comédia, terror, romance...) e para várias faixas etárias” afirmou a coordenadora do evento Dani Atolin.

Sobre o Dia Internacional da Animação:

No dia 28 de Outubro de 1892 Émile Reynaud realizou a primeira projeção do seu teatro óptico no Museu Grevin, em Paris. Essa projeção foi a primeira exibição pública de imagens animadas (desenhos animados) no mundo.