Vila Flores esteve representada em fórum estadual sobre Educação

06/04/2018

Educação

A 29ª edição do Fórum Estadual das Secretarias Municipais de Educação do Rio Grande do Sul ocorreu nos dias 26 e 27 de março, no Salão de Atos da UFRGS, em Porto Alegre. Vila Flores esteve representada pela secretária de Educação e Cultura, Rafaela Peruzzo. O tema do encontro foi "Desafios da educação nos municípios: estratégias de aprendizagem, financiamento e gestão compartilhada". O evento foi promovido pela Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) e União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime/RS).

Na segunda-feira, dia 26, entre as atividades programadas teve a conferência de abertura “Abrace sua missão!“, com Eduardo Shinyashiki. Também estiveram em pauta os desafios da Educação nos Municípios, dentro do tema do evento, com o diretor de Programas da Secretaria Executiva do MEC, Dr. Éktor Luis Passini. O diretor de Estatísticas Educacionais do INEP, Carlos Eduardo Sampaio, tratou sobre ‘O Censo Escolar: usos e dados para a implementação de políticas e programas’. Ainda, a representante do Conviva Educação, Elis Verri, expôs o ambiente virtual criado para ampliar a visão dos dirigentes ou secretários municipais de educação e suas equipes, enquanto que os Programas da UFRGS para os Municípios foram apresentados pela vice-reitora da instituição, Jane Titukian.

Para o segundo dia de encontro, ocorrido na terça-feira, dia 27, Daniel Cara e Carlos Sanches ministraram o painel ‘O novo Fundeb está chegando: e agora?’. Na sequência foi a vez de Famurs/Undime/TCE/MP/Defensoria Pública tratarem sobre ‘Os órgãos de controle e a gestão municipal da educação: como cumprir as metas e prazos?’. A professora da UFRGS, Dra. Simone Santos de Albuquerque, e a presidente da Undime/PB, Iolanda Barbosa da Silva, explanaram sobre ‘Educação Infantil: concepções e desafios na gestão municipal’. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) foi assunto abordado pela professora da UFRGS, Dra. Roselane Zordan Costella, e por Cleuza Repulho, membro do Movimento pela Base Nacional Comum, da Fundação Lemann.

A programação também incluiu apresentações artísticas, como o grupo do Projeto Criança Feliz, formado por alunos da cidade de Santiago. Os Irmãos Machado, que tem como integrante o vencedor do programa da Rede Globo The Voice Kids 2017, Thomas Machado, também estiveram no evento.