VILA FLORES INICIA ESTA SEMANA VACINAÇÃO CONTRA A INFLUENZA PARA CRIANÇAS DE 5 ANOS E PROFISSIONAIS DA SAÚDE

03/05/2021

Saúde

Essa semana teremos a aplicação da vacina da Influenza para as crianças de 5 anos e profissionais da saúde (que possuem estabelecimentos cadastrados no município e seguindo as orientações técnicas para o COVID-19). A vacinação não será por etapas, isto é, os grupos descritos devem comparecer à UBS portando carteira de vacinação e documento de identificação em quaisquer horários de atendimento esta semana para aplicação do imunizante. As vacinas serão ministradas DENTRO da unidade, não sendo em modelo drive thru, mais utilizado nas etapas de imunização contra o COVID-19.

Segundo ofício do Ministério da Saúde, a sequência de imunização para a Influenza é o seguinte:

- Equipes de vacinação que esverem envolvidas na vacinação;
- Trabalhadores das Instuições de Longa Permanência de Idosos e de Residências Inclusivas (Serviço de Acolhimento Instucional em Residência Inclusiva para jovens e adultos com deficiência);
- Trabalhadores dos serviços de saúde públicos e privados, tanto da urgência quanto da atenção básica, envolvidos diretamente na atenção/referência para os casos suspeitos e confirmados de covid-19;
- Demais trabalhadores de saúde.

Cabe esclarecer que TODOS os trabalhadores da saúde dos estabelecimentos de assistência, vigilância à saúde, regulação e gestão à saúde serão contemplados com a vacinação, entretanto a ampliação da cobertura desse público será gradava, conforme disponibilidade de vacinas e risco de adoecimento do trabalhador, em função de sua atividade, ou seja, aqueles que atuam na assistência direta ao paciente terão prioridade. Isto é, os trabalhadores dos demais estabelecimentos de serviços de interesse à saúde (exemplos: academias de ginásca, clubes, salão de beleza, clínica de estéca, ócas, estúdios de tatuagem e estabelecimentos de saúde animal) NÃO serão contemplados nos grupos prioritários elencados inicialmente para a vacinação.