Vila Flores participa de assembleia da Famurs

27/02/2018

Agricultura, Indústria e Comércio

Entre os dias 21 e 23 de fevereiro ocorreu a Assembleia de Verão da Famurs, em Torres. Com o tema “A mudança nas mãos dos municípios”, a edição deste ano promoveu um amplo debate sobre as dificuldades que os municípios gaúchos vêm enfrentando em decorrência da crise financeira e as perspectivas para alavancar o municipalismo. O prefeito de Vila Flores, Vilmor Carbonera, esteve representando o município, buscando informações para que o município possa continuar seu caminho de desenvolvimento.

Entre os contatos feitos pelo prefeito, estiveram o ministro do Tribunal de Contas da União, João Augusto Nardes, o governador José Ivo Sartori, o presidente da Famurs, Salmo Dias de Oliveira, os secretários estaduais de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Ana Pellini, dos Transportes, Pedro Westphalen, e de Agricultura, Pecuária e Irrigação, Ernani Polo, e o presidente do Tribunal de Contas do Estado, Iradir Pietroski.

A programação, que iniciou com jantar de integração na quarta-feira, dia 23, teve painéis com representantes dos governos federal e estadual, Assembleia Legislativa, Ministério Público do RS, Tribunal de Contas do Estado, Câmara dos Deputados e Senado. O governador do RS esteve presente na solenidade de abertura, realizada na manhã da quinta-feira, dia 22. Em seguida, o procurador-geral de Justiça do RS, Fabiano Dallazen, falou sobre as relações de cooperação entre o Ministério Público e os municípios.

Durante a tarde, os secretários de Estado das pastas da Saúde, Educação, da Segurança Pública, dos Transportes, da Agricultura, e do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável falaram aos prefeitos sobre as propostas das áreas. Após, o presidente da Famurs, Salmo Dias de Oliveira, tratou sobre as conquistas e desafios da Federação. O presidente da Confederação Nacional dos Municípios, Paulo Ziulkoski, também abordou a pauta municipalista nacional, na parte da tarde. No encerramento do dia, a escola de samba Imperatriz Dona Leopoldina, de Porto Alegre, fez uma apresentação artística com o samba-enredo deste ano que homenageia os municípios.

Na manhã de sexta-feira, dia 23, o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), João Augusto Nardes, falou sobre governança. Na sequência, ministros do governo Federal apresentaram o impacto das reformas nos municípios. Os senadores Ana Amélia Lemos e Lasier Martins foram convidados a apresentar o municipalismo na pauta do Senado. Para conscientizar sobre o assédio moral no serviço público, foi promovido um painel com o Movimento Gaúcho de Mulheres Municipalistas, presidido pela primeira-dama da Famurs, Adriane Perin de Oliveira. Também participaram a senadora Ana Amélia Lemos, a primeira-dama do Estado e secretária do Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos, Maria Helena Sartori, a deputada Estadual, Silvana Covatti, além prefeitas e vice-prefeitas do RS.

Já no painel ‘Visão de Futuro para o Rio Grande’, sete pré-candidatos ao governo do Estado responderam a perguntas formuladas previamente pelos prefeitos e manifestaram suas posições voltadas a temas que pautam o municipalismo. Entre os assuntos, foram apresentadas propostas sobre meio ambiente, acesso asfáltico, desigualdade do pacto federativo, aumento do ICMS, maior autonomia aos municípios, incentivos fiscais, corresponsabilidade solidária, efetivo policial civil e militar, atrasos nos repasses da saúde, encontro de contas entre Estado e municípios, cadeia produtiva do leite no RS, consulta popular, imóveis do Estado ociosos nos municípios e Fundo Estadual de Assistência Social.