Zona Franca da Uva e do Vinho poderá abranger 23 municípios da Serra Gaúcha

04/07/2018

Turismo

A comunidade da Serra Gaúcha conversou sobre as possibilidades de crescimento econômico e de geração de empregos que a Zona Franca da Uva e do Vinho pode trazer para os municípios envolvidos. Mais de 60 pessoas, incluindo prefeitos e demais representantes da região, estiveram presentes na audiência pública que tratou do Projeto de Lei (nº 9045/2017), proposto pelo deputado Federal João Derly na Câmara Federal. O encontro ocorreu na manhã de sexta-feira, dia 29 de junho, na Câmara Municipal de Farroupilha.

O vice-prefeito de Vila Flores, Rudimar Peruzzo, e o presidente da Câmara de Vereadores, Julcimar Detoni, participaram da reunião. Também estiveram no evento prefeitos e representantes dos executivos municipais de Farroupilha, Carlos Barbosa, Flores da Cunha e Nova Pádua, além de representantes do IBRAVIN, Afavin, Embrapa e da Assembleia Legislativa. Uma nova audiência pública sobre a Zona Franca da Uva e do Vinho será realizada na sexta-feira, dia 6 de julho, na Câmara Municipal de Bento Gonçalves.

Sobre o Projeto:

O Projeto de Lei nº 9045/2017, proposto pelo deputado federal João Derly, cria a Zona Franca da Uva e do Vinho, englobando 23 municípios da Serra Gaúcha. A intenção é desenvolver a vitivinicultura e o enoturismo na região, diminuindo a carga tributária da cadeia vitivinícola. As 23 cidades contempladas são Bento Gonçalves, Garibaldi, Monte Belo do Sul, Antônio Prado, Boa Vista do Sul, Carlos Barbosa, Caxias do Sul, Coronel Pilar, Cotiporã, Farroupilha, Flores da Cunha, Guaporé, Ipê, Nova Pádua, Nova Prata, Nova Roma do Sul, Pinto Bandeira, Salvador do Sul, Santa Tereza, São Marcos, São Valentim do Sul, Veranópolis e Vila Flores.