Prefeitura Municipal de Vila Flores

você está em: Secretaria de Educação

Secretaria

Secretaria Municipal de Educação e Cultura: Cléia Maria Peruzzo

E-mail:
educacao@pmvilaflores.com.br
Telefone: (54) 3447.1313

Endereço: Rua do Seminário, n° 240, Centro. 

Atendimetno de Segunda à Sexta, das 7h:30min ás 11h:30min e das 13h ás 17h.

 

Trata-se de criar, promover e implementar políticas educacionais desde a creche, passando para o ensino fundamental, fomrando um sistema de ensino integrado.

A Administração Pública de Vila Flores tem integradas as Secretarias de Educação e Cultura. Administrada sob uma perspectiva conjunta permite gerir áreas determinantes para o desenvolvimento da comunidade vilaflorense, de forma com que se complementem em suas ações e abordagens. Uma das áreas de maior prioridade é a Educação, máxima que se comprova pelos investimentos e cuidados destinados à área, considerada pela gestão, o futuro das crianças e adolescentes de Vila Flores.

Esta atenção em especial se dá desde a infância. A cidade agora possui a 1a Creche Municipal - E.M.E.I Nostri Bambini que atende crianças de 4 meses a 5 anos. A instituição que recebeu inúmeros investimentos, hoje conta com salas de aula reformadas, laboratório de informática, sala de professores, banheiros novos, sala de recreação, cozinha e profissionais capacitados para gerir a educação dos alunos.

A Escola tem como objetivo favorecer, incentivar e mediar o desenvolvimento das potencialidades físicas, psicológicas, sócio afetivas e intelectuais das crianças, visando continuamente à melhoria da qualidade de vida, compreendendo a realidade em que a criança está inserida e, complementando desta forma, a ação da família e da comunidade.

Na cidade os estudantes contam também com a Escola Municipal de Ensino Fundamental Doze de Maio, que atende os jovens no ensino infantil e fundamental de 6 a 14 anos, preparando-os para entrar no ensino médio e futura formação acadêmica. A classificação de Vila Flores no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) superou o índice nacional que é de 5,3 e se firmou no município com o indicador de 5,7, graças aos investimentos feitos na educação.

Mas Vila Flores vai além, possui em seu município um Polo Universitário, concedendo aos estudantes a oportunidade de obterem formação acadêmica, com oito cursos de graduação e três de pós – graduação, ambos oferecidos pelas faculdades:

- Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
- Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
- Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-riograndense

O município oferece ainda Ações Socioeducativas, estas, visam o desenvolvimento dos jovens que desejam estudar em outros polos universitários na região com o apoio de 50% no valor do transporte.

Os moradores que frequentam a APAE têm acesso possibilitado ao atendimento integral à pessoa com deficiência por meio de transporte diário. O apoio da prefeitura também é feito através de repasses por aluno.

O município de Vila Flores preserva os costumes dos imigrantes italianos. A prefeitura apoia as entidades culturais estabelecidas no Município.

O Coral Municipal é uma das mais tradicionais entidades que, há mais de duas décadas, vem aprimorando e conquistando merecidos prêmios em toda a região.

A Banda Municipal e o Grupo de Canto e Coral Acordes Pra Vida são projetos de fomento a arte, música e acompanhada com o Grupo Teatral Feras do Palco buscam em cada setor o conhecimento, possibilitando experiências para fortalecer a formação de cidadãos no município.

Oferece-se, ainda, aporte aos CTG Querência das Flores que preservam as tradições gaúchas e realizam festejos farroupilhas e demais eventos culturais.

Outras iniciativas para desenvolver e propiciar aos jovens conhecimentos, são: 

- Feira do Livro
- Jornada Municipal da Juventude
- Semana do Estudante
- Incentivo a Leitura
- Páscoa Solidária
- Projeto Caravana da RGE.
- Campanha de Coleta Seletiva de Lixo
- Programa Educacional de Resistência às Drogas
- Palestras sobre meio ambiente
- Palestra sobre cuidados com a voz
- Projeto de aproveitamento do lixo orgânico
- Reunião de pais e homenagens
- Ampliação de acervo literário e brinquedos

vila flores
História

Viver Vila Flores é se deparar com a cultura italiana de uma forma nunca antes explorada. Conheça a história de Vila Flores e mergulhe nesta cultura.

saiba mais
sobre o
Governo

Confira todas as secretarias do governo, contatos e notícias relacionadas. Uma cidade transparente para você.

saiba mais
Últimas do Instagram
@
website desenvolvido por b8web.com