Prefeitura Municipal de Vila Flores

você está em: Sobre Vila Flores

História de Vila Flores

Fundação de Vila Flores

Em 15 de janeiro 1898, a Colônia de Alfredo Chaves, atual Veranópolis, desmembra-se de Lagoa Vermelha e é elevada a categoria de município, abrangendo em seu território entre outros, Pinheiro Seco (Vila Flores). Em 1920 Pinheiro Seco passa a denominar-se Vila Flores, em homenagem à família Fiori, uma das primeiras famílias que ali se estabeleceram, iniciando diversos negócios. É criado o distrito com a denominação de Vila Flores, pela Lei Municipal n.º 240, de 30 de setembro de1955, com território desmembrado e subordinado ao município de Veranópolis.

Foi elevado à categoria de município com a denominação de Vila Flores, pela Lei Estadual n.º 8.627, de 12 de maio de1988, desmembrando-se de Veranópolis.

Distribuição espacial, composição e crescimento

O município atualmente se destaca no Estado do Rio Grande do Sul pela economia voltada à indústria e serviços, estando à agropecuária em último como fonte de renda, apesar da zona rural abranger 66% do território.

A área total do município é de 107,82 km², a população era de 3.207 de habitantes, de acordo com o Censo Demográfico do IBGE (2010). Seu Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) 0,742, segundo o IBGE (2010), e possui um PIB per capita de R$ 44.634,70 (IBGE, 2016).

O relevo é típico da Região da Encosta Superior do Nordeste, formado por grande quantidade de morros e cortado pelos rios da Prata, no sentido norte-sul; pelo arroio Retiro, no sentido norte-oeste; e pelo arroio Jabuticaba, no sentido norte-sul. O solo é uma fonte de basalto e argila, que se apresentam como um meio de produção econômica.

Tempo

Vila Flores tem um clima subtropical superúmido. Com uma temperatura média anual de 18°C (64°F), alguns dias são extremamente quentes e outros frios, permitindo ao visitante ter atrações em qualquer época do ano.

Dada a sua localização geográfica, o mês mais frio é julho. Neste período é comum termos geadas (a temperatura mínima média anual é de cerca de 6,7°C), por isso, você precisa sair com um agasalho mais quente. 

No verão, o calor é úmido (a temperatura máxima média é de cerca de 24°C). As manhãs são mais frescas, enquanto ao redor do meio-dia e início da tarde as temperaturas sobem significativamente. À noite, o calor diminui um pouco, mas é sempre bom estar prevenido com um casaco.

A estação mais chuvosa é o inverno. Mas não impede de desfrutar da cidade mesmo nesta estação.

vila flores
História

Viver Vila Flores é se deparar com a cultura italiana de uma forma nunca antes explorada. Conheça a história de Vila Flores e mergulhe nesta cultura.

saiba mais
sobre o
Governo

Confira todas as secretarias do governo, contatos e notícias relacionadas. Uma cidade transparente para você.

saiba mais
Últimas do Instagram
@
website desenvolvido por b8web.com