Ir para conteúdo principal
Logotipo
Conteúdo Principal
27/03/2024 Secretaria de Educação, Desporto e Lazer
COMPARTILHAR NOTÍCIA

VILA FLORES FICA EM 2º LUGAR NO ALFABETIZA TCHÊ

Alunos do município destacaram-se dentre estudantes de 497 municípios

No ano de 2023 todos os alunos do 2º ano do estado do Rio Grande do Sul participaram de uma avaliação do programa “Alfabetiza Tchê”, com o objetivo de fortalecer a alfabetização e qualificar as práticas pedagógicas no ciclo de alfabetização. Essa avaliação aconteceu em três etapas: diagnóstica(abril), formativa (agosto) e amostral (novembro), quando os alunos eram avaliados individualmente através da leitura de palavras e textos, a qual era cronometrada.

Os alunos das turmas dos segundos ano A, B e C, da EMEF Doze de Maio participaram dessas avaliações durante o ano letivo de 2023. Essas avaliações tem por objetivo conhecer o nível de leitura dos alunos para poder identificar as intervenções necessárias para promover avanços na fluência leitora.

Ao serem verificados os resultados da avaliação diagnóstica a equipe diretiva, pedagógica e professores da escola não mediram esforços para  proporcionar avanços na leitura e na aprendizagem para alcançar  ótimos resultados, muitos foram os desafios e estratégias propostos aos alunos.

Na avaliação diagnóstica realizada em abril os alunos encontravam-se  entre pré-leitores e leitores iniciantes. Ao final do ano letivo conseguimos alcançar o índice de 77 % de leitores fluentes e 20% de leitores iniciantes, um índice bem acima da média estadual que é de 22% de leitores fluentes e 48% de leitores iniciantes.

Assim Vila Flores se destaca em relação aos 497 municípios gaúchos, ficando em segundo lugar quanto ao alto desempenho e alto crescimento relacionados à fluência leitora, o que é um aspecto importante para toda a educação vilaflorense que apresentará consequências positivas nos anos sequentes.

Novas estratégias e ações estão sendo pensadas na EMEF Doze de Maio para melhorarmos ainda mais a aprendizagem dos alunos em 2024, além de todo o comprometimento dos professores e profissionais da EMEF Doze de Maio, pois novamente, neste ano, teremos as três etapas da avaliação.

Outras Notícias

Conteúdo Rodapé