Ir para conteúdo principal
Logotipo
Conteúdo Principal

Secretaria
A Secretaria

Secretário de Agricultura, Indústria, Comércio

Marcio Cesar Fiori

Planejar e coordenar promoções, programas e políticas que incentivem e valorizem a agricultura, o meio ambiente, a indústria, o comércio e serviços no município desenvolvendo políticas municipais de fomento às atividades comerciais, industriais e de serviços, além de executar as políticas municipais da Agricultura.

A Secretaria conta ainda com o setor de Meio Ambiente, que possui coordenador ambiental e fiscal ambiental dando celeridade aos serviços de licenciamento ambiental e fiscalização do município. 

Atualmente a economia municipal gira em torno das atividades de suinocultura, avicultura, produção leiteira e culturas anuais e perenes. 

Em conjunto com a Secretaria de Obras, disponibiliza sob agendamento, serviço de máquinas, além disso, possui incentivos como o PROGRAMA SUPERAGRO que visa o aumento da produtividade e de investimento nas propriedades. 

O comprometimento com a agricultura é dever do município, quando se trata de uma terra fértil como a de Vila Flores. 

 

Programas da Secretaria 

Programa de Alevinos  

Incentivo disponibilizado para compra de alevinos aos agricultores do município. 

Campanha Troca Nota 

Consiste na troca de comprovantes de compras emitidos no comércio de Vila Flores e notas emitidas pelo Talão de Produtor por cupons para concorrer a prêmios. 

Notas Fiscais de Produtos 

Programa que incentiva a emissão de notas fiscais pelos produtores do município. O programa consiste em disponibilizar, dependendo da movimentação de venda no talão do produtor, horas de serviço de caminhão tombadeira. 

Programa Calcário 

O programa municipal de calcário consiste no fornecimento de calcário para corrigir a acidez do solo para os agricultores do município. Atualmente através da Lei Municipal n° 2404, de 13 de abril de 2021, o auxilio corresponde até 13 toneladas de calcário por unidade familiar (R$ 80,00 por tonelada). 

Programa de Análise de solo e tecido foliar 

O Município realiza anualmente uma analise de solo e tecido foliar por unidade familiar gratuitamente. Este programa é regido pela Lei Municipal n° 2256 de 26 de março de 2019. 

Troca-Troca de Sementes 

O programa do Governo Estadual em parceria com a Prefeitura Municipal auxilia os agricultores beneficiados pelo PRONAF com a compra de sementes de milho. 

Coleta de Lixo Seco nas Comunidades 

O programa consiste no recolhimento do lixo seco nas comunidades a cada 3 meses, facilitando o descarte pelas famílias do interior do município. 

Viagem de Conhecimento 

Visando a atualização dos agricultores e fornecendo um fomento as suas atividades, a Secretaria realiza viagens a eventos, na busca por novas tecnologias no ramo agrícola. 

Inseminação Artificial 

Consiste em um convênio da prefeitura municipal com as cooperativas Cooperativa Santa Clara, Cooperativa Piá que auxilia os produtores na compra de sêmen conforme o TPI (Holandês) ou JPI (Jersey) dos touros a fim qualificar a genética do rebanho da região. 

Coleta de agrotóxico 

Durante o dia de Coleta de Embalagens de Agrotóxicos, são recolhidas embalagens limpas, furadas e com a tampa separada do frasco, sendo que a coleta é realizada na sede das comunidades. Este trabalho é uma parceria da Prefeitura Municipal de Vila Flores, Emater, Cooperativa Santa Clara, Cooperativa Piá. 

Programa do SIM 

Incentivo as Agroindústrias através do SIM - Sistema de Inspeção Municipal - industrial e sanitária de produtos de origem animal de Vila Flores;

Telefone
(54) 3447.1010

E-mail
agricultura@vilaflores.rs.gov.br

Horário de Atendimento
Segunda à Sexta-feira das 07h30min às 11h30min e das 13h às 17h.

Endereço
Rua do Seminário, n° 240, Centro.

Conteúdo Rodapé