Ir para conteúdo principal
Logotipo
Conteúdo Principal
15/12/2025 Secretaria de Saúde e Assistência Social
COMPARTILHAR NOTÍCIA

4º FESTIVAL DE ARTE CAPOEIRA OCORRE EM VILA FLORES

O festival contou com uma aula coletiva de capoeira e com a cerimônia de batizado e troca de cordas dos alunos participantes das oficinas de capoeira, atividade que integra o SCFV.

Vila Flores realiza o 4º Festival da Arte Capoeira com integração cultural e fortalecimento de vínculos

No sábado, dia 13 de dezembro, Vila Flores sediou o 4º Festival da Arte Capoeira, evento que integrou as ações do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), desenvolvido pelo CRAS, em parceria com as EMEIs Nostri Bambini e Quintal das Crianças.

O festival contou com uma aula coletiva de capoeira e com a cerimônia de batizado e troca de cordas dos alunos participantes das oficinas de capoeira, atividade que integra o SCFV. A iniciativa tem como objetivo promover a convivência comunitária, o fortalecimento dos vínculos familiares e sociais, além de contribuir para o desenvolvimento físico, emocional e social de crianças e adolescentes.

O evento reuniu capoeiristas de diversos municípios do Rio Grande do Sul e também de outros estados brasileiros, como São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Santa Catarina e Paraná, proporcionando um importante momento de troca cultural, integração e valorização da diversidade.

A realização do festival contou com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social, da Secretaria de Turismo e Cultura e da empresa Micromazza. Prestigiaram o evento o Prefeito Municipal, Sr. Evandro, a Secretária de Turismo e Cultura, Sra. Fernanda, a Assistente Social do CRAS, Sra. Neuza Amaral, e a representante da empresa Micromazza, Sra. Érica Fogalli.

Reconhecida mundialmente como Patrimônio Cultural Imaterial, a capoeira se destaca como uma importante ferramenta socioeducativa no âmbito do SCFV, contribuindo para o fortalecimento da identidade, da disciplina, do respeito mútuo, da coordenação motora e da integração social.

Atualmente o responsável pelas aulas de capoeira em Vila Flores é Leiner Gomes dos Santos, sendo que o mesmo já foi aluno do projeto quando criança e adolescente, mostrando o resultado real de ações como esta.

O festival reafirma o compromisso da política de assistência social do município com a proteção social básica e a promoção de direitos, por meio de ações que valorizam a cultura, a inclusão e o desenvolvimento humano.

Outras Notícias

Conteúdo Rodapé