Ir para conteúdo principal
Logotipo
Conteúdo Principal

Vila Flores é um município brasileiro do estado do Rio Grande do Sul. Sua população é formada, basicamente por descendentes de imigrantes italianos e sua economia volta-se para a agricultura e pecuária, cerâmicas produtoras de tijolos e metalúrgicas.

Vila Flores ficava a beira do caminho dos tropeiros que transportavam seu gado para Lagoa Vermelha, que tinham como ponto de referência um velho pinheiro que pegou fogo em uma queimada. O local era conhecido como Pinheiro Seco.

Por volta de 1884 surge a capela de Santo Antônio de Pádua e a construção de algumas casas. A posição intermediária entre Alfredo Chaves (atual Veranópolis) e Capoeiras (atual Nova Prata), permitiu que se tornasse um local de descanso para pouso e refeição dos carreteiros que ali passavam.

Em 15 de janeiro de 1898, a Colônia Alfredo Chaves, desmembrou-se de Lagoa Vermelha e é elevada a categoria de município, abrangendo também Monte Vêneto (Cotiporã), Bela Vista (Fagundes Varela)Vista Alegre, Pinheiro Seco (Vila Flores), Nova Bassano e Capoeiras (Nova Prata).

Em 1920, Pinheiro Seco passa a denominar-se Vila Flores, em homenagem a família Fiori, uma das primeiras famílias que ali se estabeleceram, iniciando diversos negócios.

O distrito foi criado com a denominação de Vila Flores, pela Lei Municipal nº 240, de 30-09-1955, com território desmembrado do distrito de Fagundes Varela, subordinado ao município de Veranópolis. Elevado à categoria de município com a denominação de Vila Flores, pela Lei Estadual nº 8.627, de 12-05-1988.

 

Conteúdo Rodapé