Ir para conteúdo principal
Logotipo
Conteúdo Principal

Secretaria
A Secretaria

Secretária

Fernanda Ana Guadagnin

A Secretaria de Turismo e Cultura foi criada pela Gestão 2021/2024 com a intenção de fomentar e fortalecer ações ligadas ao turismo, cultura, arte e lazer no município. Atualmente, a sede da Secretaria fica na Casa do Artesão, próximo à BR-470.

Além de dar suporte à entidades e empreendimentos turísticos, os servidores atuantes da pasta promovem eventos e participam ativamente das decisões do Poder Público.

Um pequeno lugar que nasceu dos princípios da hospitalidade!

Alimente sua alma com este convite à espiritualidade!

Nos idos de 1884, entre os municípios de Nova Prata e Veranópolis, surgiu um povoado em torno do Capitel de Santo Antônio. A referência, além do Capitel, era o “Pinheiro Seco”, uma grande araucária queimada, inspiração de seu primeiro nome. Moradores e viajantes chegavam ao hospitaleiro lugar, onde havia várias casas de pasto (pousadas). Uma delas permaneceu por gerações, a Villa dei Fiori. O local passou a ser conhecido pela sua tradução literal para a língua portuguesa, Vila Flores.

Em 1920, Pinheiro Seco passou a denominar-se Vila Flores, em homenagem à família Fiori, uma das primeiras famílias que ali se estabeleceram. Em 30 de Setembro de 1955 é criado pela Lei nº 240, o distrito de Vila Flores. Integrante de Alfredo Chaves, atual Veranópolis. Aos sopros do outono, no dia 12 de maio de 1988, pela lei estadual nº 8.627. Vila Flores faz-se emancipada. A área que compreende o município é de 107.82 km2; sua população é estimada 3.500 habitantes; o PIB per capita anual é de aproximadamente R$ 48 mil; sua localização na região é na encosta superior Nordeste. Serra Gaúcha.

De pequena Vila à grande indutora do turismo na Serra Gaúcha!

Um povo que acreditou no sonho de ter a sua terra e fê-la prosperar enquanto fruto do trabalho e da fé. Semeou o trigo, cultivou a videira, transformando-os em pão e vinho. Uma história em sua continuidade. Em cada espaço, um jeito de ser e de compartilhar a vida, momentos inesquecíveis. Sentir e experimentar o “sabor do tempo” em doces recordações.

Provar das deliciosas receitas elaboradas por mãos que trazem consigo a história de muitas gerações. Lazer e entretenimento em cenários temáticos. O descanso que revigora, a espiritualidade que se tornar plena. Espaços que encantam, laços que aquecem, ao toque da simplicidade franciscana. O artesanato, uma vez aprendido, não foi mais esquecido. Nas mãos, guardam habilidades de encantar e de ensinar.

Há um lugar esperando sua visita: Vila Flores – Serra Gaúcha!

Telefone
3447-1051

E-mail
turismo@vilaflores.rs.gov.br

Conteúdo Rodapé