03/08/2023 Secretaria de Saúde e Assistência Social

9ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

Durante a conferência, foram abordados e debatidos temas como: o financiamento do SUAS; o controle social; a articulação entre os segmentos, dentre outros.

A Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social, através do CRAS, em conjunto com Conselho Municipal de Assistência Social, realizou na quarta-feira, 02 de agosto, a 9ª Conferência Municipal de Assistência Social.

A abertura do evento iniciou com a participação cultural do grupo  de Oficinas de Violão que é ofertado pelo CRAS através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Na sequência, ocorreu a declamação da poesia de Charles Chaplin ‘os seis melhores médicos do mundo” interpretado por Lourdes Putti Paludo, conselheira do CMAS.

A palestra magna foi ministrada pela Assistente Social, Estelamaris de Barros Dhil, Dra. pelo Programa de Pós-Graduação de Memória Social e Bens Culturais pela Universidade LASALLE. Estelamaris é Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Rio dos Sinos – UNISINOS e professora do Curso de Bacharelado em Serviço Social na Universidade La Salle, em Canoas/RS.

Durante a conferência, foram abordados e debatidos temas como: o financiamento do SUAS; o controle social; a articulação entre os segmentos; serviços, programas e projetos e os benefícios e transparência de renda como proteção social na reconfiguração do SUAS. A conferência proporcionou aos participantes momento vivencial da materialização do SUAS em Vila Flores.

Em sua fala a coordenadora do CRAS, Daira Borges destacou que na assistência social não se trabalha só com mazelas, mas sim com potencialidades.

Estiveram presentes os conselheiros municipais da assistência social, gestores e servidores municipais, usuários e trabalhadores do SUAS e autoridades públicas, tais como o Prefeito Municipal, Evandro Brandalise, e os Secretários Municipais, Nico Carnevalli, Makielen Ceccato e Elenice Pertile.

Imagens: Gean Ghellere e Neuza Amaral