22/03/2024 SETUR - Secretaria de Turismo e Cultura

ASSOCIAÇÃO ÍTALO-BRASILEIRA INAUGURA LEÃO DE SÃO MARCOS

A Associação Ítalo-Brasileira inaugurou no sábado, dia 16 de março, o monumento Leão de São Marcos, instalado junto ao Centro Administrativo Municipal de Vila Flores.

A escultura é a oitava, de um total de “25 Leões de São Marcos da Oitava Província Veneziana”, criados e inaugurados graças ao projeto do Comitê Vêneto do Rio Grande do Sul (COMVERS) em parceria com os Venezianos na Associação Mundial de Camisano Vicentino (VI).

O Leão de São Marcos testemunha, valoriza e divulga a cultura veneziana, fortalecendo o vínculo de Vila Flores com o Vêneto e, em particular, com o Município geminado de Arsié, na zona de Belluno, como ressaltou a fala da presidente da Associação Ítalo-Brasileira de Vila Flores, Sra. Elinara Fiori.

Diversos representantes de associações culturais e instituições envolvidas na história da imigração italiana estiveram prestigiando a solenidade. Do mesmo modo, dentre as autoridades vilaflorenses, estiveram presentes o Sr. Prefeito, Evandro Brandalise e a Primeira-Dama, Deisi Bristot; o Vice-Prefeito, Agenor Galli e a Primeira-Dama, Isabel Galli; a Presidente da Câmara de Vereadores, Sra. Jaqueline Podenski; os vereadores Srs. Fabiano de Almeida e Juliander Morello; e o Secretário Municipal, Sr. Márcio Fiori, além da população em geral.

O Município de Vila Flores parabeniza a iniciativa da Associação Ítalo-Brasileira, em homenagear nossa história e raízes, desejando que novas ações voltadas ao resgate e fortalecimento da cultura possam ser concretizadas.