Ir para conteúdo principal
Logotipo
Conteúdo Principal
31/10/2025 Secretaria de Turismo e Cultura
COMPARTILHAR NOTÍCIA

FRANCESCO GARIBALDI ENTREGA HONRARIAS PARA VILA FLORES

Descendente de Giuseppe e Anita Garibaldi visita Vila Flores em homenagem aos 150 anos da Imigração Italiana no Brasil

Vila Flores recebeu esta semana a ilustre visita de Francesco Garibaldi-Hibbert, tataraneto dos heróis Giuseppe e Anita Garibaldi. A passagem integra uma série de atividades comemorativas aos 150 anos da Imigração Italiana no Brasil, celebrando a história, a cultura e o legado dos imigrantes que ajudaram a construir a Serra Gaúcha.

A comitiva foi recepcionada na Prefeitura Municipal de Vila Flores, onde ocorreu a entrega da Medalha Comemorativa aos 150 Anos da Imigração Italiana no Brasil, concedida pelo Istituto Nazionale per la Guardia d’Onore alle Reali Tombe del Pantheon – Brasile. A honraria tem o propósito de reconhecer instituições e personalidades que contribuem para a preservação e a difusão da cultura, dos costumes e da língua italiana em território nacional.

Os visitantes participaram de uma programação especial pelo município, que incluiu visita ao Parque Residencial Florescer, com apresentação virtual da obra em homenagem ao casal Giuseppe e Anita Garibaldi; à Casa Fiori, com explicação sobre a história da família no café; ao Ateliê L’Arte Ceccato, espaço de arte em cerâmica e relógio de ervas medicinais; e ao Complexo Vila Capuchinhos, onde puderam degustar o tradicional “vinho santo”.

A visita também incluiu a comunidade Caravággio, primeiro local no qual os imigrantes italianos chegaram, além da participação no Filó Italiano, para encerrar com chave de ouro a estadia no município.

Estiveram representando Vila Flores o Prefeito Evandro Brandalise; a Vice-Prefeita Elenice Pertile; os Secretários Municipais Gustavo Ferronato, Fernanda Guadagnin, Luiz Carnevalli.

A comitiva foi composta por Filippo Ribeiro Marcon, Francis W. Garibaldi-Hibbert, Rafael Carbonera Lobo, Adriano Greco da Fonseca, Gelson Gastaldo, Fabio Siebert e Paulo Chiele, representantes de entidades culturais e institucionais ligadas à preservação da herança italiana no Brasil e no exterior.

A visita de Francesco Garibaldi-Hibbert reforça a importância da valorização da cultura, da língua e das tradições italianas, que permanecem vivas na identidade e na história de Vila Flores. Preservar essas raízes é celebrar o legado dos imigrantes e fortalecer os laços que unem gerações em torno da memória, da fé e do trabalho.

Outras Notícias

Conteúdo Rodapé