23/02/2024 Secretaria de Saúde e Assistência Social

VILA FLORES PROMOVE CASTRAÇÕES A ANIMAIS DOMÉSTICOS

Foram 130 castrações de fêmeas entre maio e novembro de 2023

O Programa Melhores Amigos, foi realizado graças a recursos destinados pela Deputada e defensora da causa animal, Regina Becker Fortunati, contando com contraparte da Prefeitura Municipal.

O Programa foi instituído com o intuito de subsidiar a esterilização de animais domésticos.

Conforme Lei Municipal 2.614 (Política Municipal de proteção e atendimento aos direitos dos animais) e Decreto Executivo 6.312 de 2023, os critérios para atendimento prioritário ao programa de castração são:

- Situação de abandono, maus-tratos ou animais de rua;

- Quando sob guarda de pessoas de baixa renda assim consideradas e atendidas pela assistência social do município;

- Quando encaminhados por protetores;

- Quando tratar-se de animal comunitário, assim considerado o animal que estabelece laços de dependência e manutenção em uma comunidade.

Em não havendo animais enquadrados nesses critérios os procedimentos abrangeram animais da população em geral.

As castrações foram realizadas pela VETUS Hospital Veterinário de Veranópolis e ocorreram entre maio e novembro de 2023, sempre às sextas-feiras, com intervalo de 15 dias entre cada evento. A primeira data foi em 12/05 e a última em 17/11. No total foram 13 eventos, resultando em 130 castrações.

Foram castradas 51 gatas e 79 cachorras, evidenciando a preocupação e ação do Poder Público de Vila Flores com a causa animal. É um dever proteger nossos melhores amigos de quatro patas.