O Grupo de Gestantes de Vila Flores acontece mensalmente, com o próximo encontro marcado para o dia 1º de setembro, às 13h30, na Unidade Básica de Saúde.
Agosto é reconhecido como o mês do Aleitamento Materno, período dedicado a intensificar a conscientização sobre a importância da amamentação. A campanha mundial utiliza a cor dourada para simbolizar o padrão ouro de qualidade do leite materno.
Neste ano, o tema escolhido foi: “Priorize a amamentação. Crie sistemas de apoio sustentáveis”, destacando a necessidade de fortalecer redes de apoio às mães e famílias, para que vivam essa experiência de forma plena e segura.
Em Vila Flores, as ações do Agosto Dourado incluíram a realização de uma roda de conversa entre gestantes, familiares e profissionais de saúde, na qual foram abordados os benefícios, desafios e limitações da amamentação. Após o encontro, foi oferecido um lanche especial e entregues mimos às participantes: um par de roscas de amamentação, confeccionadas com dedicação pelo Grupo de Saúde Mental, e um par de brincos, ofertados pela Secretaria da Saúde, como forma de valorizar a autoestima e o cuidado com as mães neste período.
O Grupo de Gestantes de Vila Flores acontece mensalmente, com o próximo encontro marcado para o dia 1º de setembro, às 13h30, na Unidade Básica de Saúde. As gestantes que participam de forma assídua recebem um Kit Maternidade, como incentivo à participação.
Também em alusão ao Agosto Dourado, no dia 26 de agosto, a técnica de enfermagem Neiva G. Rui participou do V Simpósio de Aleitamento Materno do Hospital Tacchini, instituição referência regional no Banco de Leite Humano. O hospital é responsável por receber doações de mães do município, reforçando a importância da solidariedade e do compromisso coletivo com a saúde das crianças.
A Administração Municipal de Vila Flores reforça que amamentar é um ato de amor e incentiva as mães que desejarem a se tornarem doadoras de leite materno, contribuindo para a saúde de muitos bebês da região.