Evento é um importante espaço de escuta, debate e construção coletiva das políticas públicas no campo da Assistência Social.
No dia 1º de julho, foi realizada a 10ª Conferência Municipal de Assistência Social de Vila Flores, um importante espaço de escuta, debate e construção coletiva das políticas públicas no campo da Assistência Social.
Com o tema central “20 anos do SUAS: construção e proteção social”, o evento reafirmou a importância do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) como política pública essencial para a garantia de direitos e para o fortalecimento da proteção social no país.
A programação iniciou pela manhã, com um momento reservado aos membros do Conselho Municipal de Assistência Social, Trabalhadores de SUAS e gestores municipais na Sala de Reuniões da Unidade Básica de Saúde (UBS), no qual foi realizado o estudo dos eixos temáticos que orientaram os debates da conferência.
No turno da tarde, com atividades abertas à população em geral, o evento teve continuidade com a apresentação das Oficinas de Violão do CRAS, ministradas pelo Prof Jeferson Trivelin. O trabalho seguiu com a realização da palestra magna da Dra. Estelamaris Dihl, Professora Pesquisadora, que abordou os desafios e avanços do SUAS ao longo de seus 20 anos, trazendo importantes reflexões para os participantes.
Em seguida, os grupos de trabalho discutiram cada um dos eixos propostos, com o objetivo de identificar desafios, propor soluções e construir diretrizes para o fortalecimento do SUAS. Como resultado, foram aprovadas deliberações voltadas aos níveis municipal, estadual e federal, reafirmando a corresponsabilidade entre as esferas de governo na efetivação dos direitos socioassistenciais.
Ao final da conferência, foram eleitos dois delegados que representarão Vila Flores na 14ª Conferência Estadual de Assistência Social, assegurando a continuidade do diálogo e da participação social nos espaços de controle e formulação das políticas públicas.