16/05/2023 SETUR - Secretaria de Turismo e Cultura

CORAL MUNICIPAL CELEBRA 30 ANOS COM GRANDIOSO EVENTO

O evento contou com a presença de corais das cidades de Veranópolis, Nova Prata, Serafina Corrêa, Bento Gonçalves, Caxias do Sul e Marau, além do Coral Tre Campane, da Comunidade de Caravággio e do próprio Coral Municipal.

Neste sábado, dia 13 de maio, o Coral Municipal celebrou seus 30 anos de fundação com apresentações na Igreja Matriz de Vila Flores.

Um enorme público presente pôde prestigiar as apresentações e homenagens realizadas aos fundadores, integrantes mais velhos do grupo e ex-maestros do Coral Municipal. Todos os grupos coralistas presentes receberam certificado de honra e participação, ao passo que o Vereador Marcelo Roncatto Bergamin fez sua homenagem especial aos fundadores da instituição.

O ex-prefeito e fundador do Coral Municipal, sr. Antonio Costella fez discurso emocionante, contando um pouco da história e dos integrantes do grupo que completou três décadas de existência. Ao seu lado, estiveram à frente do público o co-fundador, Manoel Alves Santana e o Primeiro Maestro, Geraldo Farina e a Maestrina Maura de Carli e o atual Maestro Dinei Maroso. O Frei Agenor Bortolon não pôde se fazer presente por motivos de saúde, mas enviou suas felicitações e boas energias a todos.

Das mãos das autoridades municipais, uma escultura da L’Arte Ceccato foi entregue aos homenageados, como forma de reconhecimento. Os mais antigos integrantes do Coral também foram homenageados com um mimo.

Estiveram presentes entregando as honrarias e participando do evento o Prefeito Municipal, Evandro Brandalise e a Primeira Dama, Deisi Bristot; o Vice-Prefeito, Agenor Galli e a Primeira Dama Isabel Galli; os vereadores Edson Dall’Agnol, Elinara Fiori e Marcelo Roncatto Bergamin; a Secretária de Turismo e Cultura, Makielen Ceccato; a Secretária de Saúde e Assistência Social, Elenice Pertile; o Secretário de Agricultura, Meio Ambiente, Indústria e Comércio, Marcio Fiori; as Soberanas da 6ª FestFlor, a Rainha Juliana Furlan Deconto e a Princesa Angélica Cortellini Rui; a Diretora Legislativa, Laiana Albuquerque; a Diretora de Cultura, Andressa Conte.

Foi registrada também a presença de autoridades eclesiásticas e ex-integrantes do Coral Municipal, também saudadas.

Ao final da celebração, todos cantaram juntos, em um momento lindo e divino de união por um único fim, a música, pois cantar é coisa de Deus!

O evento prosseguiu para a Comunidade Santa Bárbara com jantar especial por adesão e com animação musical.

Em seu pronunciamento, o Prefeito Evandro Brandalise saudou as autoridades e os corais de outros municípios presentes, ressaltou a importância do Coral Municipal para Vila Flores e parabenizou o sr. Antonio Costella pela grande iniciativa em 1993 de fundar a instituição e todos os integrantes que já participaram como coralistas ou maestros.

Palavras são pouco para descrever os momentos vividos. Persiste na memória a beleza que presenciamos no último sábado, e que venham muitos anos para o Coral Municipal de Vila Flores!