07/10/2022 Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente, Indústria e Comércio

VILA FLORES BUSCA NOVAS TECNOLOGIAS PARA DIMINUIR IMPACTO AMBIENTAL

O Secretário da Agricultura, Meio Ambiente, Indústria e Comércio Márcio Fiori, o Vereador Delmar Luchesi e a Chefe do Escritório da Emater Marília Caleffi Paiva estiveram reunidos com o Secretário da Agricultura André Lorencet de Protásio Alves e o Chefe do Escritório da Emater daquele município João Rodrigo Cardoso.

Na ocasião, foi discutido o impacto ambiental causado pelos dejetos oriundos da suinocultura e da avicultura. Além disso, ocorreu uma visita à propriedade do Sr. Aldir Baccarin que possui 600 matrizes suínas e utiliza sistema de compostagem no qual os dejetos são misturados com serragem conforme fotos de um ano de compostagem.

Posteriormente foi visitado a propriedade do Sr. Diego Stella que utiliza o sistema com aerador de propulsão.
Dentre os benefícios destes sistemas, podem-se destacar:
- Redução do cheiro;
- Diminuição de borrachudo e moscas;
- Os dejetos ficam mais líquidos e facilitam a sua distribuição;
- O tempo de fermentação reduz;
- Redução na compra de adubos.

Segundo Diego, em uma área de 8 hectares hoje possui 32 bovinos e ainda sobra pastagem; Antes de ter o sistema funcionando, não sobrava pasto e o número de animais era de 15 a 20.
O Poder Público de Vila Flores agradece a receptividade e os belos exemplos de consciência ambiental destes produtores, afirmando estar trabalhando em ideias semelhantes para aplicação em nosso município.