02/06/2023 SETUR - Secretaria de Turismo e Cultura

VILA FLORES CRIA PLANO MUNICIPAL DE CULTURA

Nesta segunda-feira, dia 29, foi aprovado em Sessão Extraordinária da Câmara Municipal de Vereadores de Vila Flores, o PLANO MUNICIPAL DE CULTURA PARA O DECÊNIO 2023-2033.

As Leis nº 2618 e 2625 de 2023 foram criadas buscando dar mais estrutura e organização para as políticas públicas relacionadas à cultura de Vila Flores.

Ambas as Leis detém metas e objetivos bem traçados, tais como desenvolver a cultura  em todos os seus campos, fomentar e valorizar a produção cultural local, atuar de forma transversal com áreas do turismo, da economia, do planejamento urbano, do meio ambiente e do meio social.

A Lei 2618/23 reestrutura o Sistema Municipal de Cultura, instaurando diretrizes para a área cultural, com questões sobre formação, financiamento, Fundo Municipal e transparência. Já a Lei 2625/23 trata de questões do Plano Municipal para os próximos 10 anos, com ações para área de dança, artes plásticas e visuais, literatura, comunicação, calendário de eventos, fotografia, produção local, fortalecimento de artistas locais, ações educativas, inclusão de minorias sociais e étnicas, acessibilidade, espaços públicos, etc.

É dever do Poder Público trabalhar em prol da cultura através de organização jurídica e executiva. Agora, com estas mudanças e um planejamento mais completo, Vila Flores segue para um futuro brilhante.